N E W S

0 atual choque da COVID-19 exerce um alto peso social, humano e econômico e alerta sobre o quanto é importante estar saudável. No passado, as melhorias em saúde como vacinas, antibióticos, saneamento e nutrição entre outros, salvaram milhões de vidas, sendo um poderoso catalisador para o crescimento econômico.

Melhor saúde promove o crescimento econômico expandindo a força de trabalho e impulsionando a produtividade e, em paralelo promovendo imensos benefícios sociais. Entretanto, nos últimos anos, o foco na elevação dos custos de assistência médica tem dominado o debate pelo segmento, enquanto investimento em saúde para o retorno econômico tem estado basicamente ausente das discussões.

Tendências sugerem que saúde terá cada vez mais importância para a economia nos próximos momentos. Estima-se que o ônus das doenças será consideravelmente diminuído quando ações mais efetivas de atenção à saúde forem aplicadas. Os benefícios serão substanciais e atenção à saúde será essencial na evolução...

O campo da assistência médica é tão vasto e único que suas complexidades deixam a área de marketing com os cabelos brancos. Clientes melhor informados e insatisfeitos com o modelo atual desejam inovações e o grande desafio é aperfeiçoar mensagens que se destaquem no meio dessa multidão de provedores. O comportamento dos consumidores mudou e agora uma forma diferente de marketing é  necessária.

Na gestão da saúde, conhecer os interesses, necessidades, riscos e hábitos da população alvo é essencial. Permite produzir conteúdo específico para diferentes segmentos e causa ótimo impacto na jornada do consumidor pelo fato de que saúde está atualmente entre as prioridades nas agendas corporativas. Isso faz com que um canal mais intimista se estabeleça com o público alvo, criando laços mais fortes e duradouros, permitindo a proximidade com leads mais qualificados.

Oferecer conteúdo adequado, no momento necessário e por um canal efetivo, aumenta o interesse. Personalizar as abordagens é uma estrat...

Uma metáfora que contribui para reflexões sobre bons hábitos...         

Imagine que você viva numa ditadura. O líder é um tirano de caráter bizarro, mesmo dentro dos padrões autoritários conhecidos. Apesar da maioria dos cidadãos serem razoavelmente prósperos, educados e se sentirem seguros, devem seguir certo estilo de vida. Especificamente devem privar-se de qualquer exercício vigoroso, ter uma dieta gordurosa onde açúcar refinado, farinhas, aditivos, conservantes devem estar presentes diariamente; é esperado que você pese 30 kg a mais do que o peso ideal para sua idade, gênero, altura e ossatura corporal. Além disso, certas cotas também são esperadas: grandes quantidades de café, cigarro, álcool, e outras drogas. O sistema desse país monitora todos os cidadãos nesse processo e, qualquer falta de adesão é punida severamente. Naturalmente, nenhum medicamento ou outra forma de relaxamento são admitidos. Entretanto, uma vez por ano, no aniversário...

Indivíduos e organizações tentam desempenhar melhor e com isso ganhar em produtividade. Entretanto esse processo é dificil, pois enfrentar desafios e manter a alta performance requer habilidades que poucos indivíduos possuem, resultando em diminuição da força e vigor, desgaste conhecido como “crise da energia humana”, e suas negativas consequências como fadiga, desmotivação, stress, exaustão e queda da imunidade.

Por outro lado, mesmo que o empregado tenha treinamento de alta qualidade e ferramentas mais adequadas ao seu lado, o seu estado de saude fisica e mental interfere nos resultados.

Se fossemos máquinas talvez tivéssemos por parte de nosso empregador, uma manutenção melhor. Áreas de suporte como as que existem em tecnologia, energia, administração, serviços, etc, certamente são benéficas e estratégicas. Manter e melhorar a capacidade funcional, evitando desgastes não é uma disruptura conceitual, mas uma evolução

As empresas não dão a devida importância a esse ponto. Por exemplo, nu...

O QUE LEVA AO ENGAJAMENTO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO?

No palco da saúde corporativa pós Covid 19, o estimulo à adoção de hábitos saudáveis pelos colaboradores impacta no engajamento, atenua a preocupação com os riscos e melhora a percepção sobre o cuidado e proteção oferecidos. Empresas e colaboradores experimentam dores significativas pelas incertezas existentes, e a área de RH tem foco aumentado no cuidado, no bem-estar e na proteção aos colaboradores e familiares, além da percepção do valor da saúde estar mais forte no momento. Essas verdades são argumentos que mostram o potencial de contribuição de programas motivacionais.

Motivação é a força motriz pela qual os seres humanos atingem seus objetivos. Diversas teorias concluem que a motivação está fundamentada na necessidade basica humana de minimizer a dor fisica e maximizar o prazer, podendo incluir necessidades especificas como alimentação e descanso ou desejo por um objeto, situação, ideal, etc. além de est...

Responder decisivamente a novos problemas de saúde que surgem significa um ponto importante na gestão pessoal de saúde.

Uma analogia que pode ser feita é a conhecida história da Apolo 13 marcada pela frase “Houston We Have a Problem”, onde a resposta rápida dos astronautas e do suporte do centro de controle em Houston, contribuíram para um final feliz. Pensei nisso porque certa vez, durante uma caminhada matinal com um amigo por um condomínio na periferia de Washington DC, fui apresentado a um senhor que estava lavando seu carro no gramado, e que era nada mais nada menos que Jim Lovell o comandante da Apolo 13. A conversa foi curta, mas inesquecível, pois girou em torno da tomada rápida de decisões e que quando tomadas no momento certo são relevantes para a vida. 

Voltando ao cenário da saúde, nas situações onde sinais e sintomas orgânicos sinalizam que algo não vai bem, a pró atividade é crítica. Responder decisivamente significa dar particular atenção à decisão de ir ou não a...

Muitas doenças são assintomáticas e permanecem ocultas até o ponto em que sintomas se tornam mais presentes e mais difíceis de gerenciar. Fazer um checkup periódico aumenta as chances de perceber uma doença em seu estágio inicial e assim poder ser curada.

Mesmo que os mais elaborados não detectem precocemente doenças com 100% de exatidão, podendo criar uma sensação de falsa segurança, ainda são recomendados por corporações que desejam “assegurar” a saúde de seus executivos.

Esse serviço está sendo descontinuado, pois para alguns, encorajam a crença de que uma avalição regular elimina a necessidade de se preocupar tanto com a manutenção da saúde.

O modelo atual apesar de parecer, não é orientado para a real prevenção, e muitos equívocos existem apesar da alta tecnologia e capacidade diagnóstica disponíveis. Entender suas forças e limitações é fator essencial nesse processo. Existem tendências que têm convencido os empregadores que esse tipo de intervenção pode ser melhor aproveitada....

Usando o termo de modo correto, as duas saúdes deveriam ir ao encontro uma da outra, apesar de que até hoje foram de encontro. Essa realidade corporativa mostra que apesar das duas se intitularem saúde, possuem olhares distintos, discursos opostos, abordagens diferentes e nenhuma integração. Os objetivos e a percepção de valores são claramente desiguais. 

Estamos enfrentando rápidas mudanças na vida profissional como consequência da pandemia. Mudanças em empregos, tecnologia para trabalho virtual, formas diferentes de comércio somadas à crise financeira, estão tendo impactos na saúde do trabalhador em todo o mundo.

Tentativas tem sido feitas para melhorar os métodos e o local de trabalho e, com isso assegurar participação ativa dos empregados. Procedimentos têm surgido para atender os objetivos de boas práticas que reduzam os riscos de saúde no ambiente de trabalho, utilizando programas multidisciplinares e treinamento/ educação relacionados. O desenvolvimento confirma a necessidade de e...

Um longo período de isolamento e inatividade leva à perda das funções diárias, da mobilidade e da energia vital. São queixas comuns consequentes a esse momento de isolamento. Se além dessa experiência você foi contaminado pelo vírus, sua primeira preocupação é a própria doença e depois o esforço para recuperar essas funções. A energia, a capacidade respiratória e a saúde muscular se recuperam lentamente e claramente são essenciais para atingir um bom nivel de saúde.

Os músculos desempenham um papel crítico. Eles são responsáveis por quase 40% de nosso peso corporal, sendo também um órgão metabólico atuando em tecidos e órgãos do corpo. Fornece nutrientes a área e órgãos vitais durante períodos de doenças e se a perda muscular for grande pode colocar a saúde em risco. A perda pode resultar não só na diminuição da mobilidade, da força e da energia, mas também em mudanças no metabolismo, na imunidade e nas funções orgânicas.

No paciente com a Covid-19, infelizmente a deterioração da saúde m...

Mishio Kaku em seu livro “Physics of the Future” mostra como a ciencia moldará o destino da humanidade e o nosso dia a dia por volta do ano de 2100. 

Segundo o cientista e professor de fisica teórica na Universidade de New York, historicamente a medicina passou por 03 grandes estágios:

  • O primeiro que durou quase 10 mil anos, foi dominado por superstições, bruxarias e boatos. Com alta mortalidade infantil, a expectativa de vida girava em torno de 18 a 20 anos. Algumas ervas medicinais e substancias químicas foram descobertas durante esse período, como aspirina, mas não haviam processos sistemáticos para encontrar-se novas terapias. Infelizmente os medicamentos que realmente funcionavam eram guardados como segredos. O médico tinha sua renda agradando pacientes ricos e, tinha todo o interesse em guardar os segredos de suas terapêuticas.

  • O segundo estágio começou no século 19, com a chegada da teoria dos germes e melhores condições sanitárias. A expectativa de vida se elev...

Please reload

Destaques

O Inbound Marketing na Gestão da Saúde Corporativa

08/09/2020

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+