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Subir escadas – Uma escolha inteligente

December 19, 2017

Nosso gasto energético no dia a dia não é adequado como deveria. Passamos mais de 70% de nosso tempo ativo sentados na frente de uma mesa, de um computador, da TV e dirigindo, com repercussões negativas na saúde e na energia vital. A alegação, apesar das facilidades tecnológicas, é a falta de tempo. Não é atrativo chegar em casa, se trocar, sair para uma caminhada, uma corrida em um parque ou academia. O tempo gasto no trânsito também é relevante e dificulta esse tipo de ação no dia a dia. 

 

Uma solução para quem mora em apartamento é a escada. Um local seguro, sem chuva ou sol, bem perto de casa, que, além de ser uma ótima opção para condicionamento físico, é possível para a maioria das pessoas. Alguns podem achar a atividade enfadonha, mas o ganho por unidade de tempo é um dos mais altos no campo da atividade física. Por um lado a tecnologia nos oferece conforto, poupando-nos de certos trabalhos braçais e grandes esforços por outro não permite que o condicionamento físico seja maior.

 

Em média, subir e descer 96 andares em 60 minutos é factível mesmo para indivíduos pouco condicionados. Representa um gasto calórico de 778 kcal e se comparado a corrida (8 km /hora = 500 kcal) e esqui alpino (600 kcal/hora), está na frente nesse aspecto. Além da ação no sistema cardiovascular, melhora a força de membros inferiores e não causa nenhum dano ao joelho, pois a subida não tem impacto e torções. Cuidado na descida deve ser tomado sempre, descendo devagar e minimizando o impacto. A dica para atingir o objetivo é subir 2 andares e descer 1 andar, sucessivamente. É mais confortável  que subir e descer muitos andares de uma só vez.

 

Uma das vantagens é que não existe restrição de horário para esta prática. Você usa o tempo para pensar no seu dia, 30 minutos passam rápido e você transpira bastante. Isso faz muito bem, lembrando sempre de manter a hidratação, antes, durante e depois do exercício. Se sentir sede, pare em seu andar, entre em casa, beba água e depois volte...

 

Os edifícios corporativos podem incentivar esse hábito. Se você subir devagar e com um calçado adequado, os problemas físicos serão raros. Nem o joelho nem a coluna são afetados, e o coração, mantida a freqüência cardíaca adequada, agradece. Por estar em um ambiente fechado pode não ser inicialmente uma atividade tão prazerosa, mas é uma questão de hábito.

 

A cultura existente não enxerga a escada como um local para a prática de atividade física, mas se soubéssemos  que  incorporar este hábito representa um ganho significativo para a saúde e para a vida, esta seria uma atividade mais frequente, e os elevadores seriam menos utilizados. Certas pessoas (e não são poucas) esperam 5 minutos um elevador no primeiro andar para descerem, sendo incapazes de ir pela escada. Isso é inaceitável, depois de passarem a maior parte do dia sentados.

 

Cada degrau subido você ganha 0.40 segundos de vida – Só essa informação já seria suficiente para começar a praticar...

 

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