Má qualidade de sono x Sua carreira!

O sono é componente importante do processo da saúde e complementa um estilo de vida saudável. É relacionado à saúde e bem-estar, com impacto em nosso humor, energia, emoções, trabalho e grau de felicidade. O momento de sono não é um tempo inativo. Atividades complexas ocorrem tanto no cérebro quanto no corpo. O sono não desliga os sistemas orgânicos. Na realidade alguns ficam mais ativos durante o sono que durante o tempo acordado.
A dificuldade para dormir atinge mais de 45% da população mundial. Os distúrbios do sono aumentam o risco de câncer, depressão e problemas cardíacos. Eles também diminuem a produtividade.
Estudos mostram que a privação do sono é um forte inibidor do desempenho no local de trabalho, principalmente pela deterioração do humor e da concentração. Falta de sono leva a prejuízos no empenho no trabalho, produtividade, progressão na carreira e satisfação, além de um aumento de acidentes de trabalho, absenteísmo e comportamentos contraproducentes no trabalho. Por outro lado, um sono melhor tem sido associado à melhoria da memória , aquisição de conhecimento e aprendizado .
Sendo uma necessidade humana básica, a qualidade do sono está associada a amplos impactos negativos na saúde, como taxas mais elevadas de mortalidade e a prevalências maiores de diabetes, hipertensão, doença coronariana e depressão.
Evidencias sugerem que um boa noite de sono é ingrediente para o bom funcionamento cerebral. Ajuda o corpo e a mente a recarregar a energia. Na realidade, a qualidade do sono é um melhor indicador da qualidade da saúde que a quantidade de horas dormidas.
Benefícios:
Mantém a saúde cardíaca
Ajuda na prevenção do câncer
Reduz o stress
Reduz processos inflamatórios
Melhora a memória
Fortalece a imunidade
Ajuda a perder peso
Nesse tempo onde rotinas normais foram substituídas por novos regimes de sobrevivência, as pessoas estão mais conscientes em relação à produtividade em seu novo modo de trabalhar e viver. Difícil manter o foco e 100% de desempenho. Saúde e, principalmente, sono desempenham um importante papel nesse cenário.
61% dos adultos acreditam que sua memória piora quando não dormem
75% admitem que são menos produtivos após uma noite de sono de baixa qualidade
O bom sono contribui para as funções vitais. Possibilita oportunidade para as células e tecidos se recuperarem do uso diário. Funções orgânicas como reparação de tecidos, crescimento muscular, produção de certos hormônios e síntese proteica ocorrem quase que exclusivamente durante o sono
É certo que um boa noite de sono é essencial para uma vida longa e saudável, mas devemos estar atentos ao impacto da má qualidade do sono em nosso desempenho profissional.