Má qualidade de sono x Sua carreira!


O sono é componente importante do processo da saúde e complementa um estilo de vida saudável. É relacionado à saúde e bem-estar, com impacto em nosso humor, energia, emoções, trabalho e grau de felicidade. O momento de sono não é um tempo inativo. Atividades complexas ocorrem tanto no cérebro quanto no corpo. O sono não desliga os sistemas orgânicos. Na realidade alguns ficam mais ativos durante o sono que durante o tempo acordado.

A dificuldade para dormir atinge mais de 45% da população mundial. Os distúrbios do sono aumentam o risco de câncer, depressão e problemas cardíacos. Eles também diminuem a produtividade.

Estudos mostram que a privação do sono é um forte inibidor do desempenho no local de trabalho, principalmente pela deterioração do humor e da concentração. Falta de sono leva a prejuízos no empenho no trabalho, produtividade, progressão na carreira e satisfação, além de um aumento de acidentes de trabalho, absenteísmo e comportamentos contraproducentes no trabalho. Por outro lado, um sono melhor tem sido associado à melhoria da memória , aquisição de conhecimento e aprendizado .

Sendo uma necessidade humana básica, a qualidade do sono está associada a amplos impactos negativos na saúde, como taxas mais elevadas de mortalidade e a prevalências maiores de diabetes, hipertensão, doença coronariana e depressão.

Evidencias sugerem que um boa noite de sono é ingrediente para o bom funcionamento cerebral. Ajuda o corpo e a mente a recarregar a energia. Na realidade, a qualidade do sono é um melhor indicador da qualidade da saúde que a quantidade de horas dormidas.

Benefícios:

  • Mantém a saúde cardíaca

  • Ajuda na prevenção do câncer

  • Reduz o stress

  • Reduz processos inflamatórios

  • Melhora a memória

  • Fortalece a imunidade

  • Ajuda a perder peso

Nesse tempo onde rotinas normais foram substituídas por novos regimes de sobrevivência, as pessoas estão mais conscientes em relação à produtividade em seu novo modo de trabalhar e viver. Difícil manter o foco e 100% de desempenho. Saúde e, principalmente, sono desempenham um importante papel nesse cenário.

  • 61% dos adultos acreditam que sua memória piora quando não dormem

  • 75% admitem que são menos produtivos após uma noite de sono de baixa qualidade

O bom sono contribui para as funções vitais. Possibilita oportunidade para as células e tecidos se recuperarem do uso diário. Funções orgânicas como reparação de tecidos, crescimento muscular, produção de certos hormônios e síntese proteica ocorrem quase que exclusivamente durante o sono

É certo que um boa noite de sono é essencial para uma vida longa e saudável, mas devemos estar atentos ao impacto da má qualidade do sono em nosso desempenho profissional.

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