MANUTENÇÃO DA ENERGIA VITAL DURANTE E PÓS PANDEMIA


Um longo período de isolamento e inatividade leva à perda das funções diárias, da mobilidade e da energia vital. São queixas comuns consequentes a esse momento de isolamento. Se além dessa experiência você foi contaminado pelo vírus, sua primeira preocupação é a própria doença e depois o esforço para recuperar essas funções. A energia, a capacidade respiratória e a saúde muscular se recuperam lentamente e claramente são essenciais para atingir um bom nivel de saúde.

Os músculos desempenham um papel crítico. Eles são responsáveis por quase 40% de nosso peso corporal, sendo também um órgão metabólico atuando em tecidos e órgãos do corpo. Fornece nutrientes a área e órgãos vitais durante períodos de doenças e se a perda muscular for grande pode colocar a saúde em risco. A perda pode resultar não só na diminuição da mobilidade, da força e da energia, mas também em mudanças no metabolismo, na imunidade e nas funções orgânicas.

No paciente com a Covid-19, infelizmente a deterioração da saúde muscular impacta negativamente em cada aspecto da recuperação. A falta de movimento agrava a perda muscular e o nivel de energia, além de aumentar a fadiga. Pacientes chegam a perder até 30% da massa muscular quando ficam mais de 10 dias na UTI. Além disso esses pacientes experimentam a chamada tempestade de citosina, uma resposta autoimune incontrolável que causa inflamação e acelera a perda muscular, incluindo a musculatura cardíaca e pulmonar.

Uma boa massa muscular reduz o tempo na UTI e a ventilação mecânica, diminuindo o risco de infecções e recuperação respiratória mais rápida.

Estratégias úteis para proteção muscular, força e saúde em geral.

  1. Vida ativa – movimento sempre que possivel.

  2. Resistencia muscular localizada em grandes grupos musculares.

  3. Priorize ingestão proteica, necessária para a reparação muscular e uteis na imunidade.

  4. Aumente a ingestão de vitamina A, C, D e E além de minerais como o zinco, importantes para a imunidade e função muscular.

A gestão da energia melhora o desempenho e o bem-estar. Uma vida ativa protege e traz benefícios cardiovasculares, respiratórios, músculo esqueléticos e endócrinos.

Deve ser parte da rotina e não olhado como sacrifício. Mesmo em pequenas doses é util.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+