A DITADURA DA SAÚDE


Uma metáfora que contribui para reflexões sobre bons hábitos...

Imagine que você viva numa ditadura. O líder é um tirano de caráter bizarro, mesmo dentro dos padrões autoritários conhecidos. Apesar da maioria dos cidadãos serem razoavelmente prósperos, educados e se sentirem seguros, devem seguir certo estilo de vida. Especificamente devem privar-se de qualquer exercício vigoroso, ter uma dieta gordurosa onde açúcar refinado, farinhas, aditivos, conservantes devem estar presentes diariamente; é esperado que você pese 30 kg a mais do que o peso ideal para sua idade, gênero, altura e ossatura corporal. Além disso, certas cotas também são esperadas: grandes quantidades de café, cigarro, álcool, e outras drogas. O sistema desse país monitora todos os cidadãos nesse processo e, qualquer falta de adesão é punida severamente. Naturalmente, nenhum medicamento ou outra forma de relaxamento são admitidos. Entretanto, uma vez por ano, no aniversário do ditador você tem permissão para comer alimentos naturais, se abster de cafeína, tabaco e outras drogas. Você pode fazer o exercício de sua preferência e utilizar qualquer forma de relaxamento. Não é incrível como muitos de nós agem como se vivessem numa ditadura desse tipo? Imaginem quantas pessoas perderiam essa chance de em 24 horas se envolverem com bons hábitos?

Nós temos essa oportunidade em todos os dias de nossa vida.

O único tirano que enfrentamos é a nossa própria inércia e falta de vontade. Acreditamos estar muito ocupados para gerenciar nossa saúde e estilo de vida e, que a busca de um estilo de vida saudável é dificil, complicada e inconveniente.

Todos nós temos sonhos e esperanças e na maioria das vezes temos uma percepção do que significam. Como queremos ser, o respeito que aspiramos, o nivel de relacionamento e de credibilidade que desejamos, etc. Podemos depor esse ditador interno e estabelecer um novo governo num padrão diferente onde estilo de vida saudável é a tônica. A diferença será maior do que o dia e a noite.

Adquirir hábitos saudáveis é mais dificil do que parece. Escolhas comportamentais são moduladas pela interação entre meio ambiente, relações sociais e emoções. Hábito é definido como um meio comum de comportamento, algo que o indivíduo faz com frequência de modo regular e repetitivo. Qualquer atividade para manter a boa saúde é feita por meio de repetições as quais levam ao objetivo.

Porque é tão dificil?

Consideráveis estudos têm tentado identificar os fatores que contribuem para o sucesso de mudanças no estilo de vida. Mudanças duradouras acontecem quando estamos motivados e pensando positivamente. Estudos mostram que objetivos são mais fáceis de serem atingidos quando são específicos (“eu irei correr 20´por dia” é melhor do que “eu irei me exercitar mais”) e não numerosos (em grande número limitam a atenção e a energia que podem ser devotadas para atingir um objetivo mais simples). Outro ponto é que ter um objetivo não é suficiente; tem que haver meios práticos de atingi-lo. Ter um plano. Pesquisas produzem modelos que contribuem para o sucesso ou fracasso, e explicam porque fazer mudanças e assumir comportamentos saudáveis leva tempo. Importante é saber que qualquer esforço feito na direção correta vale a pena, mesmo que recaídas ocasionais aconteçam. Mudança é um processo e não um evento e depende do momento de cada um...a chamada “prontidão para a mudança”; reconhecer em qual momento se encontra e aí determinar a melhor estratégia.

Devemos perceber que nossos desejos muitas vezes nos fazem abraçar mais do que podemos. Deixamos nossa motivação e desejos nos levarem ao exagero para tentar resolver um problema ao invés de começarmos devagar e manter a sustentabilidade dos hábitos. Fazer pequenas mudanças de modo automático para formar novos hábitos é o modo mais fácil. Felizmente não vivemos numa ditadura e todos os dias podemos ter rotinas que fazem dos desejos realidade.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+