O Inbound Marketing na Gestão da Saúde Corporativa


O campo da assistência médica é tão vasto e único que suas complexidades deixam a área de marketing com os cabelos brancos. Clientes melhor informados e insatisfeitos com o modelo atual desejam inovações e o grande desafio é aperfeiçoar mensagens que se destaquem no meio dessa multidão de provedores. O comportamento dos consumidores mudou e agora uma forma diferente de marketing é necessária.

Na gestão da saúde, conhecer os interesses, necessidades, riscos e hábitos da população alvo é essencial. Permite produzir conteúdo específico para diferentes segmentos e causa ótimo impacto na jornada do consumidor pelo fato de que saúde está atualmente entre as prioridades nas agendas corporativas. Isso faz com que um canal mais intimista se estabeleça com o público alvo, criando laços mais fortes e duradouros, permitindo a proximidade com leads mais qualificados.

Oferecer conteúdo adequado, no momento necessário e por um canal efetivo, aumenta o interesse. Personalizar as abordagens é uma estratégia vencedora pois além da atratividade tem custos menores que o marketing tradicional.

O conteúdo é de vital importância e, conhecimento, experiência e credibilidade são valores imprescindíveis e preciosos.

Conteúdo em saúde é só um pedaço dessa pizza e se não for feito de modo e abordagem corretos não traz bons resultados. É vital ser útil, humano e holístico para não importa qual audiência.

Comportamento dos consumidores:

  • 73% usam serviços de procura para pesquisar tratamentos.

  • 83% visitam websites de clinicas, médicos ou hospitais antes de uma consulta

  • 41% dizem que os conteúdos encontrados nas mídias sociais provavelmente causarão impacto em suas escolhas de tratamento

  • Grande procura por conteúdo atualizado, atraente e personalizado, além de bons backlinks

  • Respeitam, escutam e se sentem mais confiantes com profissionais de referência na área

  • Se convencem mais quando cases são apresentados

Dito isso, a inovação do marketing através de um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante está cada vez mais presente. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais e redes sociais para ser encontrada, tornando um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço (chamado também de lead), um cliente. Criar e compartilhar conteúdos, captar novos leads e gerar interesse em públicos personalizados e segmentados é o objetivo. Aqui o lead se sente atraído pelo conteúdo. Por isso o Inbound Marketing é considerado tão poderoso nos dias atuais, em que o público está com visões diferentes em relação à saúde e busca novas abordagens por parte de prestadores.

Ao entregar conteúdo de qualidade, o público estará mais aberto e disposto a receber e querer suas soluções a respeito do seu produto ou serviço. Os consumidores e gestores, através desse tipo de marketing, farão as escolhas que despertarem seus interesses.

O inbound marketing e a assistência médica são complementares. A saúde tem o objetivo de mudar as métricas sociais e fornecer visões mais estratégicas, considerando os comportamentos individuais que devem ser mudados ou mantidos para que a saúde se aprimore. Educação do usuário apoiada por ambiente saudável e políticas pró-saúde certamente trazem vantagens e melhores resultados. Entender o segmento complementa o caminho. Essa jornada gera valor, pois o cliente aprende, reconhece seus problemas, considera a possivel solução e toma melhores decisões.

E isso é só o começo....

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