A IMPORTÂNCIA DO BENCHMARKING PARA A SAÚDE CORPORATIVA

CPH - CENTRO DE PERFORMANCE HUMANA

Na primeira metade dos anos 90, o CPH lançou o projeto de benchmarking internacional STUDY TOUR o qual permitiu que organizações de referência em diferentes continentes recebessem grupos de profissionais de saúde do Brasil, quando então apresentavam seus sistemas de assistência médica, promoção de saúde e resultados do desempenho. Essa iniciativa provou ser útil e vantajosa para os envolvidos nas viagens e contribuiu para impulsionar o conhecimento do setor no país.
Benchmarking é habitualmente conhecido como uma abordagem para se conhecer as melhores práticas e é totalmente baseada na colaboração e relacionamento entre profissionais e empresas. Seu princípio básico é a identificação de um ponto de comparação e que pode ser utilizado como método de melhoria continua da performance, uma questão essencial para o sistema de saúde corporativa.
Alguns fatores contribuíram para o desenvolvimento do Study Tour:
O imperativo da contenção das despesas com saúde
A necessidade de estruturar mais eficazmente a gestão de riscos
A qualidade da atenção tanto à doença quanto à saúde
Respostas às expectativas dos usuários
Essas exigências estimularam a elaboração de um projeto internacional em sintonia com as necessidades e interesses do setor e orientado para as melhores práticas existentes. O passo inicial foi identificar uma consultoria internacional que pudesse nos ajudar a estabelecer critérios de seleção, analisar modelos, agilizar contatos e elaborar a programação.
A International Health Consultant fundada pelo Wolf Kirsten, baseada nos USA e Alemanha foi a escolhida. Conheci o Wolf há mais 25 anos numa das visitas à American University e ele fazia sua pós graduação com nosso guru Robert Karch. Wolf tem experiência com estratégias de saúde em muitas regiões do globo, OMS e governos. Fundador do Global Centre for Healthy Workplaces e autor de inúmeros artigos e livros sobre o tema como “Global Perspectives in Workplace Health Promotion” e o estudo de benchmarking “Winning Strategies in Global Workplace.
A inclusão de ações de benchmarking no desenvolvimento de estratégias de saúde favorece o desenho de projetos, a gestão, resultados e principalmente a satisfação do usuário. Dá voz à qualidade da atenção à saúde e os gestores encontram meios de identificar forças e fraquezas em seus programas, permitindo ações melhor direcionadas.
O envolvimento com o STUDY TOUR contribuiu também para a consolidação de networks profissionais e na prática, em quase 20 anos visitamos mais de 80 instituições de diferentes segmentos pelo mundo (automotivo, comunicação, financeiro farmacêutico, hospitalar, universitário, tecnologia, energia, etc).
Nesse vasto cenário corporativo chamou e chama atenção a EDUCAÇÃO, o compromisso da empresa e a busca continua de novas soluções que elevam o nível de saúde e influenciam o desenvolvimento do setor.
Infelizmente a pandemia dificultou a continuidade desse modelo de aperfeiçoamento e para superar o impedimento presencial desenvolvemos o Study Tour Virtual, voltado para os integrantes do Grupo Saúde Corporativa (atualmente próximo a 2000 pessoas),o qual pressupomos ter interesses semelhantes.
Esse conteúdo educacional baseado em tudo o que foi visto pelo mundo foi atualizado e desenhado num formato atraente, cobrindo uma grande variedade de modelos e tópicos que valorizem a saúde e a sustentabilidade. Denominado OS SETE PICOS DA PERFORMANCE é altamente atualizado e dirigido a recursos humanos, provedores de saúde, operadoras, gestores, liderança e usuário final.
Por meio de tecnologia avançada e com um corpo docente experiente e de referencia, é único no setor, alinhando políticas organizacionais com a saúde e a qualidade de vida. Sabemos que mudar uma cultura é um desafio e tanto pois ela é um dos pilares para que se atinja uma vida saudável. Estamos comprometidos em colocar a educação no mapa da saúde corporativa.
Dito isso, nossos próximos artigos mostrarão os highlights e comentários resumidos sobre programas de saúde e bem-estar em diferentes empresas visitadas no mundo, classificadas em segmentos específicos. Entre elas citamos:
Automotivo – Ford, General Motors, Porsche, Volkswagen, Scania, etc
Tecnológico – Google, Intel, LinkedIn, SAP, Citrix, etc
Acadêmico – American University, Stanford, Harvard, Heidelberg, Gerlev, etc
Farmacêutico – Novartis, Johnson & Johnson, NovoNordisk, Pfizer, etc
Financeiro – City Group, American Express, The World Bank, etc
Hospitalar – Cleveland Clinic, Mayo Clinic, Mount Sinai,
Provedores – AOK Health, Exos, Staywell, Wellsteps, Value Options, Virgin Pulse, etc
Comunicação – Bloomberg, USA Today, Leo Burnett, Sony, Benfield, Walt Disney, etc
Energia – BP, Conoco, Chevron, Shell, Pan Canadian, ExxonMobil, Hydro Quebec, etc
Industrial - Boeing, Coca-Cola, Dow, General Mills, Kellog´S, Unilever, PepsiCo, etc
Serviços e Pesquisas - Cooper Institute, Partnership for Prevention, Eurofound, etc
Publica-Health & Human Services, FBI, Health Canada, US Congress, US Postal Service, etc
Biomédica – Howard Hughes Institute, Finnish Institute of Occupational Health, etc.
Institucional – HERO, IHPM, IIHP, AIPM, AJHP, etc
Ocupacional –Federal Occupational Health, Finnish Institute of Occupational Health
Como saúde é a “bola da vez”, é importante que mais pessoas a consumam.
Nos próximos dias mostraremos aos integrantes do Grupo Saúde Corporativa conteúdos mais detalhados sobre essa experiência vivida. Os pormenores sobre o desenho, estrutura e conteúdo do treinamento Sete Picos da Performance serão conhecidos no inicio de 2021.
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