BENCHMARKING CORPORATIVO III




GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - GILLETTE (Procter & Gamble) - BERLIN

A companhia Gillette pertence ao grupo Procter & Gamble desde 2005. A unidade de produção em Berlin opera desde 1930 e emprega cerca de 1000 pessoas. Há muito tempo opera seu próprio programa de promoção de saúde, atualmente alinhado com o modelo P&G. É a maior planta europeia nesse segmento.

Seu programa de promoção de saúde visa reduzir riscos e promover o bem-estar generalizado entre grupo de empregados e indivíduos. É um investimento no recurso considerado o mais importante – os empregados. Visa reduzir custos de assistência médica, aumentar a produtividade, elevar a autoconfiança, motivação e lealdade à organização. Encoraja seus empregados à mudança de hábitos que melhorem a qualidade de vida

Proteção aos empregados – principalmente nesse momento de pandemia com o apoio de profissionais de saúde estão constantemente avaliando e atualizando medidas para suporte da saúde e segurança no trabalho incluindo atenção forte à higiene nas áreas de produção.


2 - CHAMPION INTERNATIONAL PAPER – STAMFORD

Umas das líderes no mundo em produtos renováveis em produção de fibras , polpa de celulose e papel. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população do planeta e o desempenho da companhia, transformando recursos renováveis em produtos utilizados no dia a dia. Seus valores e politicas baseados em segurança, meio ambiente, saúde e sustentabilidade são continuamente melhorados pois são fortes compromissos da empresa.

Saúde e segurança são valores fundamentais além da sustentabilidade, base do negocio. Se esforçam para minimizar o impacto no meio ambiente e na saúde em seu processo de produção e distribuição incluindo um comprometimento com as comunidades onde operam. A melhoria continua desse processo é o pilar principal do sucesso do negócio.

O foco na saúde e segurança visa construir um futuro melhor para sua população

Considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar pela Fortune pelo seu investimento na melhoria da qualidade de vida dos empregados e consequentemente criando oportunidades para inovações e colaboração .


3 - AT&T – CHICAGO

Companhia americana de telecomunicações. Provê serviços de telecomunicação de voz, vídeo, dados e Internet para empresas, particulares e agência governamentais. Durante sua longa história, a AT&T foi a maior companhia telefônica e o maior operador de televisão a cabo do mundo. No seu auge, cobriu 94% da área dos Estados Unidos, constituindo um monopólio. Depois de um longo processo, a AT&T foi dividida em diversas empresas menores, para estimular a concorrência. As empresas-filhas da AT&T são conhecidas nos Estados Unidos como "Baby Bells". A AT&T original ficou apenas com as ligações de longa distância. Recentemente foi concluída a compra da Time Warner Inc. pela AT&T Inc. em 2018.


Seu programa de saúde chama-se Health Matters e existe a consciência que quando os empregados estão bem – saudáveis, equilibrados e produtivos, a companhia inteira se beneficia. Os padrões de benefícios são vitais e atraentes em comparação com o mercado. Bem-estar significa mais que visitas médicas anuais e tem que ser um compromisso diário. O programa é desenhado para fornecer educação, encorajamento e suporte na jornada dos empregados. Disponibilizam apoio em nutrição, aptidão física, prevenção de doenças e bem-estar mental. Seus empregados regularmente participam em eventos e desafios que encorajam ações mais consistentes


Na área de saúde mental o foco é na redução do estigma do termo por meio de um programa chamado Stamp Out Stigma reconhecido pelo National Business Group on Health. A campanha recebeu especial reconhecimento na categoria de saúde emocional. Seus empregados tem um aplicativo de saúde abrangente que facilitam a conexão com o programa de saúde corporativo, oferecendo informações e recompensas que estimulam os usuários a serem mais responsáveis com a própria saúde.


4 - HYDRO QUÉBEC - MONTREAL

Hydro-Québec é uma empresa estatal na província de Quebéc, fundada em 1944. Seu único acionista é o governo de Quebec e é a responsável pela geração de energia elétrica, transmissão e distribuição de energia elétrica em toda a província.

Tem um papel importante no desenvolvimento econômico do Quebec, pelo tamanho e a freqüência de seus investimentos, bem como por sua capacidade de produzir uma grande quantidade de energia a baixo preço.


Saúde e segurança são vitais e educação aos funcionários faz parte do portfólio estratégico da empresa.

O incentivo a vida saudável é bem estruturado, com ênfase na atividade física. Uma ação que chamou a atenção foi o mapeamento detalhado de inúmeros serviços de aptidão física na região, com a produção de uma brochura oferecida ao empregado onde constam CV dos profissionais, tamanho, tipos de serviços, equipamentos, quantidade de chuveiros, lanchonetes saudáveis, etc. O objetivo é ter seus empregados com alto nível de saúde e engajados no trabalho.


5 - NOKYA - HELSINK

O anfitrião na Finlandia foi Jan Schtugk, head da Nokia Occupational Health and Safety, area que dá suporte para ações de proteção e promoção da saude, segurança e bem-estar dos empregados. Reflete a responsabilidade social da Nokia, contribuindo para a comunidade e desta forma comprometida em:

  • ser coerente e quando possivel exceder os regulamentos legais

  • fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis

  • promover o bem-estar dos empregados

  • integrar a saúde ocupacional no processo de negócio

  • enfatizar a responsabilidade individual com saude e segurança

  • promover a conscientização em saúde e segurança

  • educar e treinar constantemente

Visão geral de saúde e bem-estar:


  • Empresa é legalmente obrigada a fornecer assistência preventiva

  • Serviço de saúde inclui avaliação de riscos e estilo de vida

  • Exames médicos periódicos

  • Treinamento ergonômico, prevenção e gerenciamento do stress

  • Avaliação da capacidade de trabalho

  • Relatórios de absenteísmo por doenças

  • Estimulo à atividade física

  • Testes de aptidão física

  • Aconselhamento individualizado

  • Grupos com problemas específicos (ex – coluna)

Em geral os empregados na Finlândia têm bom nível de saúde e o absenteísmo por doenças é menor do que a média do setor. As causas mais comuns do absenteísmo são as doenças musculoesqueléticas, mentais, respiratórias e acidentes.


Desafios

  1. Demanda crescente por serviços médicos

  2. Queixas em saúde aumentando

  3. Detecção precoce de ameaças á capacidade funcional

  4. Encorajamento dos empregados para um estilo de vida saudável e responsável


Aplicam um questionário diferenciado com itens como:


  • hábitos relacionados à saúde

  • doenças crônicas

  • sintomas

  • disposição e vitalidade

  • impedimentos para a atividade física

  • impedimentos para o sono

  • habilidade para o trabalho e percepção da própria saúde

Modelo é mais relacionado ao capital humano do que ao modelo médico, mais em desempenho e produtividade que em funcionalidade, mais no custo de empregados com má saúde que no custo de mantê-los saudáveis.


6 - CANADA LIFE – TORONTO

Fundada em 1847, a Canada Life Assurance Company atende atualmente mais de 13 milhões de canadenses. Sua sede em Toronto é bastante interessante e em seu topo existe uma torre e um farol com um código de cores e luzes que fornecem a previsão do tempo atualizada 4 vezes por dia.

Oferece programas de saúde e bem-estar customizados aos clientes apoiando a saúde física e mental. São programas online e presenciais com abordagem holística que se iniciam com a prevenção, gerenciando doenças, incapacidades e volta ao trabalho após um período de absenteísmo, por meio de recursos e ferramentas voltados ao apoio e educação. Seus programas são customizados incluindo stress e coaching em saúde

Um site interativo gratuito chamado Health Connected fornece informações úteis para a melhoria da saúde onde as pessoas encontram o necessário para uma melhor gestão pessoal da saúde, com desafios, artigos e entrevistas.

Tem também uma plataforma We Care recente e relacionada à Covid-19

Seus serviços virtuais incluem saúde física e mental, segunda opinião, suporte nutricional e programas de aptidão física que podem ser usados também pelos familiares dos clientes.


A preocupação com a saúde de seus empregados é percebida em ações que não são frequentemente encontradas. Um cliente do CPH Brasil foi indicado para assumir a presidência da filial Brasil e previamente foram exigidos checkup e uma avalição de estilo de vida, com nível de risco, hábitos e interesses. Fizemos a avaliação e um relatório em inglês e francês foi enviado ao Canada antes do profissional assumir a posição, pois o objetivo era investir em pessoas com boa saúde e capacidade de trabalho. Ter boa saúde deveria ser uma parte valiosa do processo de contratação onde na maior parte das vezes a preocupação é somente com o histórico profissional.

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