BENCHMARKING DO SETOR DE ENERGIA - INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS DAS EMPRESAS VISITADAS


GRUPO SAÚDE CORPORATIVA



As visitas de benchmarking realizadas pelo CPH ocorreram por demanda da Petrobras com o objetivo de conhecer boas práticas no mundo do petróleo e assim aprimorar seu programa de promoção de saúde já existente. Com esse objetivo o critério de escolha considerou empresas com características semelhantes à Petrobras (grande número de empregados e com plantas de produção descentralizadas geograficamente).


Foram escolhidas 07 empresas do ramo petrolífero, uma de energia e uma fornecedora para o setor, o benchmarking foi direcionado para o conceito que considera as seis dimensões da saúde (física, mental, social, profissional, cultural e espiritual) e também os fatores relacionados ao meio ambiente e produtividade.


BRITISH PETROLEUM

Programa de promoção de saúde ligado a área de SMS. O objetivo é uma cultura de saúde forte através do BP Welness Program que ajuda empregados e familiares a serem ativamente engajados com a saúde, educando-os a serem consumidores mais conscientes da assistencia médica. O foco primário é a prevenção, segurança e produtividade. Avaliação fisica e mental anualmente.


CHEVRON - HOUSTON

Energia humana, saúde e bem-estar em ação através da tecnologia é a mensagem visualizada logo na entrada. A tecnologia tem um papel de destaque em quase todas as áreas da companhia e permite ao staff de saúde proporcionar assistência com eficiência e qualidade. A pandemia teve forte impacto na companhia e o limite impreciso entre casa e trabalho deu muito o que falar. Os ajustes foram difíceis e alguns aspectos se realçaram como a necessidade de manter as conexões sociais, ponto importante na saúde mental. Além disso a educação na gestão pessoal de saúde é vista como oportunidade e desafio. Um programa de saúde do coração para redução de riscos como dieta, sono, atividade física, peso corporal, pressão arterial, glicemia e colesterol é disponibilizado aos empregados. Uma competição onde são considerados números de passos por dia, peso perdido e frequência em seminários sobre saúde oferece prêmios aos empregados que acumulam pontos.


CONOCO- HOUSTON

O princípio que direciona a visão do dia a dia da empresa “trabalho nunca é tão urgente ou importante que não se possa fazê-lo de modo seguro e ambientalmente responsável” é um dos pilares da saúde ocupacional. O programa de saúde e bem-estar encoraja comportamentos saudáveis e capacita o empregado a entender seu potencial de riscos fornecendo oportunidade para a melhoria da saúde em geral. São oferecidas avaliações biométricas, programas para perda de peso, pressão arterial e colesterol entre outros. Uma competição na área da saúde chamada Energy in Action! Atrai milhares de empregados para que atinjam nível alto de saúde cardíaca. EAP para apoio à saúde mental também está no cardápio e anualmente atenção é dada ao dia mundial da saúde mental para reforçar, melhorar e manter a saúde mental e emocional.


EXXONMOBIL- WASHINGTON

Uma cultura de saude cuja missão é melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade por meio de um ambiente de trabalho que de forma ativa e consistente promova e apoie comportamentos saudáveis em todos os aspectos da vida.

O programa CoH através de materiais e atividades que atendam os interesses da população de empregados, direciona-os para uma jornada relevante em saúde física, emocional e financeira com itens como:

  • Melhoria na qualidade de vida pelo equilíbrio dos compromissos pessoais e profissionais

  • Redução dos riscos de doenças crônicas

  • Impacto positivo na segurança

  • Ganhos na produtividade, engajamento e resiliência

  • Estímulo a comportamentos saudáveis


HALLIBURTON - HOUSTON

Programa chamado LiveWell, vinculado a RH, para a gestão do estilo de vida, disponível para empregados, cônjuge e dependentes maiores de 18 anos e oportunidade de aprimorar a saúde e o bem-estar. Redução do absenteísmo e dos fatores de risco são objetivos importantes.

Informações, ferramentas e encorajamento necessários para atingir objetivos em saúde. Com foco em: saúde da coluna, pressão arterial, colesterol, nutrição, atividade física, saúde mental e peso corporal. Anualmente aplicam uma avaliação de estilo de vida.


PAN CANADIAN



Saúde mental e ambiente de trabalho que promovam a qualidade de vida são prioritários.

As ações devem ser abrangentes, ter continuidade e comprometimento interno.

Educação e treinamento são chaves.

O envolvimento da liderança, a boa comunicação, a colaboração e parcerias entre áreas fazem parte da cultura.




RELIANT ENERGY – HOUSTON

A gestão da energia pessoal deve ser uma certeza.

Programas de atenção primaria com ênfase em educação.

Oferece incentivos pela participação



SHELL – CALGARY

Saúde ligada à área de SMS O programa Shell de benefícios “Care and Protection” enfatiza a melhoria da saúde e da qualidade de vida de empregados e familiares. Educação em técnicas de mindfulness para minimizar o stress, ter mais foco e criatividade no dia a dia. Ambiente saudável é prioridade - redução de riscos, prevenção e sustentabilidade.


SUNCOR- CALGARY

O programa de saúde mental The Healthy Minds ajuda o empregado a treinar a mente para ser mais calmo e focado e desenvolver relacionamentos saudáveis. Manter as pessoas felizes e bem no dia a dia de trabalho é mais importante que tudo. A saúde tem como objetivo a redução do absenteismo, do presenteismo, dos acidentes do engajamento, da produtividade, da segurança psicológica e da satisfação com a vida.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+