BENCHMARKING EM EMPRESAS PÚBLICAS - Parte II


GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS - PARTE II

As sete instituições comentadas abaixo fazem parte das empresas e instituições públicas visitadas e mostram o forte comprometimento com a saúde, apesar de distintas abordagens.


1 - THE WORLD BANK - WASHINGTON DC

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos, doações e assistência a países de baixa renda para projetos e soluções para os desafios que enfrentam na área de desenvolvimento humano envolvendo também a saúde.


Em diversas reuniões na American University sobre promoção de saúde com colegas de diferentes países, frequentemente esteve presente um representante do Banco Mundial para ouvir realidades especificas e trocar ideias, sempre demonstrando sensibilidade à atenção primaria à saúde alinhada com crescimento econômico sustentável e construindo resiliência para as ameaças que podem interferir no progresso


O conhecimento e motivação de seu staff na área de saúde é admirável e a melhora da força de trabalho permanece um importante pilar do sistema de fortalecimento da saúde no mundo.


2 - UNITED STATES CONGRESS – WASHINGTON DC

Tem papel importante na política de saúde americana, definindo os parâmetros e prioridades, os investimentos e dando atenção à implementação e à efetividade.


Um interessante momento foi reunião no Capitólio, planejada por Michael O´Donnell do American Journal of Health Promotion, onde profissionais de saúde, envolvidos com a promoção de diferentes estados americanos foram recepcionadas pelos congressistas de seus respectivos estados para discutir as relações entre estilo de vida, saúde e custos e o que poderia ser feito para aprimorar essa área através da promoção da saúde.


Boas discussões sobre a possibilidade de reduzir o déficit federal e criar empregos nessa área, investimento no setor, criação de estratégias de incentivo para as empresas desenvolverem programas abrangentes de promoção de saúde e programas comunitários estiveram na agenda.


Restaurar a saúde da população - o que poderia motivar os membros do Congresso foi o ponto de partida e esse processo seria bastante positivo se fosse pensado em nosso país, o que de certa forma fortaleceria a consciência da importância da saúde..


3 - HEALTH CANADA - TORONTO

Health Canada é um departamento do governo federal responsável para ajudar a população canadense a manter e a melhorar sua saúde, respeitando as escolhas individuais e as circunstâncias existentes. Entre os vários serviços um chama a atenção – Health Living – que apoia e patrocina a saúde física, mental e espiritual através de programas de alimentação saudável, atividade física, etc.


Diferentes tópicos para diferentes populações (crianças, idosos, mulheres) saúde mental, etc permitem escolhas positivas que contribuem para a saúde. Manter a população informada sobre práticas e hábitos saudáveis num ambiente saudável é um meio importante para melhorar a saúde e o bem-estar


Encorajam o canadense e assumir um papel mais ativo sobre sua saúde. Se desejarem saber mais entrem no site Canadian Healthy Living Strategy, uma iniciativa federal junto com as províncias e governos territoriais que funciona muito bem.


4 - UNITED STATES POSTAL SERVICE – WASHINGTON DC

O United States Postal Service (USPS; é uma agencia independente, parte do governo federal, responsável para fornecer serviços postais e um dos grandes empregadores do mundo

Suas ações em promoção de saúde, através da educação e incentivo a hábitos saudáveis faz parte da cultura e um dos programas que chama a atenção chama-se “Escalar o Everest” onde um processo de escalada de níveis de saúde é oferecido aos empregados. Quando no primeiro nível recebem uma camiseta branca e conforme vão adotando novos hábitos, vão mudando de nível e recebendo camisetas de diferentes cores como as faixas de judô. O objetivo é conseguir a camiseta preta que faz do empregado um campeão de saúde. O apoio institucional é grande e toda a população é envolvida.


A saúde e a segurança são temas importantes, sujeitos às normas da OSH. Gestão, comprometimento, envolvimento e responsabilidade são princípios nessa área. Os gerentes devem demonstrar claramente o comprometimento com a saúde e a segurança integrando-as nas práticas do dia a dia também direcionadas a clientes, na excelência, na integridade e na comunidade.


5 - OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE – GENEBRA

Agencia da Organização das Nações Unidas responsável pela saúde publica internacional inclui o monitoramento dos riscos de saúde e coordenação de respostas para emergências em saúde como na atual pandemia pela COVID-19. Tem também a responsabilidade de promover a saúde e o bem-estar humana. Oferece assistência técnica a países para melhores padrões e normas de saúde e coleta de dados sobre questões de saúde. Serve também como fórum para encontros e discussões sobre tópicos de saúde.


Tive a oportunidade de participar de uma dessas conferencias na cidade do México, onde ministros da saúde de vários países apresentaram visões sobre a promoção da saúde. Ela vive de contribuições de seus países membros (194) e também de doadores privados como a fundação Bill Gates entre outros. Em 2019 seu orçamento foi de US$ 5.6 bilhões.


Ela define promoção de saúde como o processo de capacitar pessoas a aumentar o controle sobre e melhorar a saúde e trabalha nessa direção – redução de riscos e aumento do bem-estar. A promoção de saúde vai além da assistência medica e requer identificar obstáculos como a forte influência da cultura da doença, a degradação do meio ambiente e padrões de vida atuais que contribuem para aumento de doenças crônicas, todos eles com significativo impacto na saúde. Assistência holística e ecologia são questões relevantes nas estratégias de desenvolvimento humano agora e no futuro e isso é considerado na agenda da OMS para o planejamento, implementação e avaliação das atividades de promoção e educação em saúde.


6 - OMS - ESCRITORIO REGIONAL – NEW DELHI

Segue as mesmas normas da agencia central em Genebra com atenção às populações asiáticas. Promove saúde e segurança e tem o objetivo de assegurar a uma grande população, principalmente indiana, uma cobertura em assistência à saúde.


Um fato interessante, fora da área medica, foi um encontro com um representante dessa regional quando trocamos ideias sobre o cenário da saúde e aprendi mais sobre o alcance da instituição. No fim da conversa sugeri um novo encontro em minha volta a Dheli em 5 semanas e ele me disse que nessa data seria impossível pois era a data da morte de seu pai e ele como primogênito deveria fazer um retiro de 7 dias em honra ao pai (hinduísmo)


7- ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT- GENEBRA

Uma organização internacional responsável por elaborar e monitorar padrões de trabalho; em seu conselho tem representantes de governos, empregadores e trabalhadores que discutem políticas e programas para um trabalho digno para toda sua biblioteca é de alta tecnologia e qualquer tema que você queira conhecer sobre saúde no trabalho, a bibliotecária rapidamente fornece uma lista de temas por períodos e por áreas. O professor René Mendes me indicou na época o Dr Parmegianni (nome familiar para italianos e brasileiros) que me recebeu para um tour. Durante o almoço profissionais de inúmeros países estavam sentados lado a lado e diversos idiomas sendo ouvidos.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+