BENCHMARKING - HIGHLIGHTS EM COMUNICAÇÃO



GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - WALT DISNEY - ORLANDO


Walt Disney Company é uma companhia de entretenimento e mídia que inclui parques. Sua missão é entreter, informar e inspirar pessoas ao redor do mundo através do poder de histórias, e suas marcas icônicas, mentes criativas e inovações tecnológicas que faz dela a companhia líder mundial nessa área. Tem escritórios em diversos países e oferecem programas de bem-estar a todos seus empregados para que se mantenham saudáveis e motivados. É um conglomerado gigante com múltiplas marcas: ESPN, Pixar, ABC Marvel, Lucas Films, etc e seu programa de saúde é oferecido a todas elas


Um programa chamado Health Hero for Teams permite a formação de grupos (times) de diferentes tamanhos que através de atividades e desafios de bem-estar e saúde mantém conexões saudáveis entre os empregados em todo o ambiente de trabalho. Um aplicativo (Microsoft) acessado por celulares e tablets permite ganhos em saúde, estilo de vida e engajamento em todo seu ecossistema. Ele foi criado para aumentar a conscientização em saúde, fortalecer o engajamento e criar um ambiente de bem-estar o qual se traduz em empregados mais felizes e saudáveis. Pode ser customizado para as necessidades de cada empregado


Algumas das características disponíveis:

  • Competição de engajamento

  • Painel de experiências

  • Captura de atividades via chat

  • Criação de times

  • Customização da experiência dos grupos

O objetivo final do aplicativo é ser o mais abrangente possível, envolvendo todas as variáveis de saúde física, emocional, social e espiritual, não só no ambiente de trabalho, mas também em casa e na comunidade. Oferecem também um Wellness Resource Guide que estimula os empregados a ter a saúde em suas próprias mãos. Esse guia é desenhado para servir de apoio à jornada de saúde de cada indivíduo e mostra todos os programas disponíveis na companhia.

Exemplos:

  • Screenings biométricos

  • Recursos para cuidado com idosos e crianças

  • Coachs de saúde

  • Avaliação pessoal de saúde e estilo de vida (HRA)

  • Inscrição em programas de incentivos

  • EAP

  • Vídeos sobre hábitos saudáveis

  • Aulas de aptidão física

  • Grupos de atividades físicas especificas.


2 - LEO BURNETT - CHICAGO

Leo Burnett Company, Inc. é uma companhia de propaganda americana (logo é uma maçã) fundada em 1935 e atualmente faz parte da Publicis Groupe-agencia francesa de publicidade e relações públicas (a mais antiga do mundo) situada entre as 3 maiores agências do mundo.


Seu programa de liderança consciente ensina líderes a terem hábitos saudáveis, reduzir a pressão no ambiente de trabalho, atrair e reter talentos e aumentar o engajamento através de uma abordagem gerencial mais cuidadosa e em consequência um ambiente de trabalho mais criativo e colaborativo.

Deveria servir como exemplo para o momento atual onde grande parte dos empregados está com alto nível de stress, trabalhando remotamente mais de 10 horas por dia e sofrendo extrema pressão da liderança.

Esse programa é baseado em 15 pontos de comprometimento que inclui temas como “viva o momento presente” ou “pare de reclamar de sua situação para os outros” Essa ideia é aplicável em ambientes estressantes e cria uma pausa para que as competências sejam mantidas.

Profissionais nesse momento de pandemia tem acumulado tensões e trabalhando mais de 10 horas por dia sob alta pressão. Nosso corpo e mente precisam de pausas para produzir a química necessária para criar novas ideias e pensamentos.


Uma coisa que notei durante a visita foram cartazes antitabagismo em todo o andar de reuniões presencias e também grandes fotos de seus clientes principais – um deles era a Philips Morris e a pergunta que fiz foi: “Quando vocês se reúnem com esse cliente como ficam os cartazes antitabagismo espalhados por todo o andar? ” A resposta foi simplesmente “tiramos das paredes”...Claro que há alguns anos o contexto era outro e atualmente essa história jamais aconteceria.


3 - USA TODAY- VIRGINIA

USA é um jornal distribuído internacionalmente que faz parte do grupo Gannett, empresa de mídia e a maior editora de jornais em circulação diária nos EUA, operando em Tysons na Virginia, vizinha de Washington DC. (do outro lado do Rio Potomac)

A empresa é atenta à saúde de seus empregados e familiares oferecendo programas que promovem a saúde e o bem estar:

  • Saúde dental

  • Saúde física e mental

  • Gestão da diabetes

  • Benefício farmácia

  • Telemedicina (estamos falando de anos atras)

  • Promoção de saúde

Sua cultura é orientada para a inclusão, diversidade e equidade que não estão somente presentes na forma de pensar, mas fazem parte de uma jornada continua na organização. essa cultura é a base da empresa e influencia tudo o que fazem, desde o recrutamento e retenção, a operação do dia a dia, até treinamento da liderança e desenvolvimento profissional

Seu programa de controle do stress permite um maior senso de controle sobre pressões, melhora a saúde, aumenta a produtividade, motivação, autoconfiança, qualidade do sono e crescimento pessoal.


4 - SONY - NOVA YORK

Sony Corporation of América baseada em New York faz parte da Sony Corporation do Japão, uma das maiores companhias de produtos eletrônicos e videogames do mundo além da mais abrangente companhia de mídia.


A promoção de saúde tem como objetivo estabilizar os custos de assistência médica. Depois de um período de estudos (3 anos) sobre a origem das queixas médicas, desenhou e implementou uma campanha de saúde e bem-estar para os empregados com o objetivo de elevar a consciência em relação à saúde. Os itens coletados foram relevantes para o desenvolvimento do programa:

  • Aproximadamente 50% das queixas médicas eram por doenças e acidentes que poderiam ter sido prevenidos ou modificados por mudanças de comportamento

  • A companhia estava pagando preços abusivos para hospitais e serviços médicos, considerados preços de varejo, os quais poderiam ser diminuídos através de acordos com provedores de preferência.

Em primeiro lugar avaliaram os riscos presentes (no histórico das queixas) que poderiam ser reduzidos através de mudanças de comportamento como também as condições médicas (ex: doenças cardíacas, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, situações induzidas por stress, etc). Acreditando que a detecção precoce e tratamento poderiam reduzir as queixas adotaram ações de prevenção dentro da cobertura da assistência médica como exame de sangue anual, medição de pressão, entre outros. Um questionário sobre estilo de vida via Staywell (empresa de saúde independente) foi aplicado em sua população, além de conteúdo educacional enviado por e-mail aos empregados.


Atualmente continuam a implementar iniciativas que possam levar a hábitos mais saudáveis de seus empregados e atrair para o tema saúde pessoal em todas suas localidades no mundo, com comunicação que estimule participação e engajamento.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon