BENCHMARKING - INSIGHTS DO SETOR FARMACEUTICO



GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - CIBA GEIGY (NOVARTIS) - NEW JERSEY

CIBA Geigy formada em 1970 pela união da Geigy e CIBA ambas empresas suíças na Basiléia e em 1996 se fundiu com a Sandoz - divisão farmacêutica e agroquímica da Novartis - atualmente uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo.

O programa de saúde chamado Be Healthy é uma iniciativa que visa beneficiar toda a população de empregados Novartis. A empresa acredita que seus empregados são parte integral do sucesso e que uma força de trabalho saudável sustenta o crescimento e a inovação do negócio.


Em 2011 o Fórum Econômico em Davos desafiou as companhias a melhorarem a saúde de seus empregados e evidencias mostraram que programas de saúde e bem-estar orientados para mudanças no estilo de vida podem prevenir até 40% das doenças não comunicáveis (NDCs), incluindo doenças cardiovasculares, câncer e problemas pulmonares. As NCDs estão entre as 10 maiores caudas de morte no mundo e contribuem para o custo global da assistência médica.


O programa foi lançado em 2011 em 32 países, alcançando 80% dos empregados e atualmente está presente em 50 paises alcançando 115.000 empregados. Contribui para que os empregados tenham responsabilidade sobre sua saúde com forte foco em prevenção por meio de 4 pilares para conseguir uma boa saúde:

  • Mover – encoraja empregados à uma vida ativa e 10 mil passos /dia

  • Escolher – alimentos saudáveis e hábitos alimentares

  • Conhecer – screenings para indicadores chaves de saúde e Apps nos celulares

  • Gerenciar - apoio e informações em crônicas que permitem gestão mais efetiva

Anualmente as plantas em todo o mundo participam da “Be Healthy Celebration Week”– cinco dias de atividades de saúde e bem-estar, incluindo checagem de saúde, aulas de exercícios e alimentação saudável. Cada local implementa o programa de acordo com realidade cultural e interesse dos empregados.


Fatores de sucesso: comunicação de forma inovadora, fáceis de implementar, apoio da liderança e diversidade. Os indicadores levam ao sucesso do programa. Um deles é a taxa de absenteísmo diminuída pela associação com o estilo de vida saudável, uma situação de ganha-ganha para o staff e para a companhia.

Para terminar, durante o tour foram proibidas fotos (mesmo à distância) e visita presencial ao centro de pesquisas, local de importância estratégica para a empresa.


2 - NOVO NORDISK - COPENHAGEN

Novo Nordisk é uma companhia da área farmacêutica, líder mundial nos cuidados com diabéticos. Bastante envolvida em ações globais para a prevenção de doenças crônicas. (ex: Oxford Health Alliance). Presente em oito países manufatura e desenvolve produtos e serviços farmacêuticos especificamente para a diabetes, se envolvendo também com a área de hemostasia, hormônio de crescimento e terapias de reposição hormonal.

Seu logo representa o Apis bull, uma das divindades sagradas do Egito antigo, na realidade a primeira associada a um animal. Ligado à fertilidade, à generosidade e à harmonia do universo tendo o significado de força e vitalidade.


Emprega mais de 40 mil pessoas e seu mercado envolve 180 países. Foi classificada entre as 100 melhores companhias para se trabalhar e com maior sustentabilidade no mundo pela revista Corporate Knights. Seu programa global de saúde aos empregados tem foco em 04 áreas: atividade física, alimentação saudável, abandono do fumo e aconselhamento individual de saúde. Incentivos para os participantes de programas de comportamento saudável e redução de riscos por todo o espectro do bem-estar.

Pontos importantes:

  • Ambiente físico de trabalho, atmosfera e comunicação

  • Benefícios financeiros

  • Engajamento e desempenho do empregado

  • Treinamento e desenvolvimento

  • Férias e tempo fora do trabalho

  • Benefícios de saúde para familiares

  • Envolvimento com a comunidade

  • Abordagem forte em bem-estar mental.


3 - PFIZER - NEW YORK

Pfizer, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, fundada em 1849 sendo a pioneira na produção de antibióticos. Tem 46 unidades industriais, distribuídas em 150 países, com a colaboração de 81,9 mil funcionários. Milhares de pesquisadores estão envolvidos no desenvolvimento de novas terapias.

Desenvolve e produz medicamentos e vacinas para uma ampla variedade de disciplinas medicas incluindo imunologia, oncologia, cardiologia, endocrinologia e neurologia sendo o Lipidor e o Viagra talvez os mais conhecidos.


Seu programa de saúde e bem-estar Healthy Pfizer tem como objetivo fazer com que as pessoas assumam papel mais ativo na gestão da própria saúde e para isso devem também entender suas doenças além dos riscos e benefícios para o tratamento.


Os objetivos visados são:

  • Padrões para desenvolvimento da saúde no ambiente de trabalho

  • Melhoria da saúde dos empregados e familiares

  • Redução de riscos

  • Identificação precoce de doenças crônicas

  • Encorajamento de comportamentos saudáveis

  • Tornar o bem-estar e prevenção parte da cultura

  • Suporte ao negócio

  • Desenvolvimento de programas para a saúde dos empregados

  • Fornecer programas para a saúde mental

  • Criação de um ambiente de trabalho que proteja a saúde

  • Manutenção de um portal Healthy Pfizer

  • Reembolso de 100% para cuidados preventivos (vacinas, screenings, etc)

Seu programa é comprometido para integrar e alinhar suas estratégias e objetivos com a missão da organização. Reconhece que saúde e bem-estar e a postura positiva de seus empregados são cruciais para a continuidade do sucesso da companhia.


A melhoria da qualidade de vida dos empregados é promovida via programas educacionais acessíveis e inovadores com os seguintes objetivos:

  • Atrair e reter os melhores profissionais.

  • Desenvolver a melhor força de trabalho possível

  • Elevar as prevenções primaria, secundaria e terciaria para empregados e dependentes

  • Maximizar o valor do benefício através de uma boa gestão da assistência medica

  • Assistir os empregados e dependentes a serem consumidores eficientes e usarem de forma adequada a assistência médica.

Essa estratégia inclui:

  • Avaliação de riscos (HRA)

  • Educação

  • Iniciativas na gestão de doenças crônicas

  • Fitness centers

  • Programas de ergonomia

  • Fisioterapia on-site

  • Programas de assistência o empregado (EAP)

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