BENCHMARKING - INSIGHTS DO SETOR FINANCEIRO



GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - AMEX – NEW YORK

American Express é uma companhia global de serviços inovadores de pagamento, viagens e soluções financeiras para indivíduos e organizações de diferentes tamanhos. Possuem mais de 50 mil empregados em todo o mundo.


“Sua saude é sua maior riqueza” – Essa frase mostra o valor dado à saúde numa empresa financeira. Seu escritório central em NY sofreu consequências durante o 11 de setembro pois a sede era no World Financial Center, ao lado do World Trade Center e o impacto na saúde mental de seus empregados foi forte. Abraçaram uma cultura de saúde mental holisticamente conectada à saúde física envolvendo todo o espectro de serviços e angariando o apoio da liderança. Com isso diminuíram a incidência de queixas e demandas medicas e comportamentais. Reconhecida pela Associação Americana de Psicologia pelos esforços em promover o bem-estar e o desempenho dos empregados.


Agregou um HRA (avaliação de riscos) e um EAP (assistência ao empregado) como parte do programa chamado “Healthy Living” cobrindo estilo de vida e gestão de doenças e, com impacto altamente positivo na companhia e em seus empregados. Além disso programas incorporaram evidencias práticas e rigorosa avalição, considerando diferenças culturais como aplicação de ensinamentos em comportamento cognitivo – Find your Brighter Side, através de webinars disponíveis em todos os países e um programa de meditação via telefone. Essa postura estratégica não tradicional em educação envolvendo o porquê as doenças acontecem, terapias e medicamento afetou positivamente a saúde e o bem-estar dos empregados e o foco é tornar a saúde e o bem-estar parte importante da cultura no ambiente de trabalho e fora da companhia.


Um marco importante são as inciativas de aptidão física, chave para as mudanças de comportamento. Em suai sede próxima a Wall Street, um belíssimo fitness center é oferecido de forma inteligente - demanda menor que a procura. O empregado inscrito que faltar três veze sem justificativa vai para o fim da fila e o tempo de espera para retornar é maior que seis meses. Oferecem todas as facilidades possíveis como trajes, toalhas, etc, e o usuário tem um local semelhante a uma caixa postal de correios onde deixa seus valores e tem seu tênis disponível. Duas enormes maquinas de lavar e secar entregam o kit gym todos os dias acondicionados em pacotes, de acordo com o número usado pelo funcionário (large, médium e small). Quase mil pessoas usam essa facilidade diariamente, principalmente na hora do almoço onde existem facilidades para lanches e saladas saudáveis.


2 - CITIGROUP – NEW YORK

City Bank nos EUA tem se dedicado ao longo do tempo à saúde de seus empregados oferecendo programas de bem-estar, envolvendo também familiares. O objetivo dessa inciativa é melhorar a saúde e a aptidão física, reduzindo riscos através da motivação e recompensas na adoção de estilos de vida saudáveis. Esse programa é extremamente pró ativo e prazeroso, com incentivos financeiros para a perda de peso, reembolso parcial em academias, screenings anuais e vacinações além de eventos e programas especiais durante o ano.


Um programa chamado Be Well, gratuito e confidencial oferece apoio a uma gama de questões pessoais como stress, conflitos de relacionamento, desafios financeiros, etc, além de cuidados com crianças aconselhamento jurídico e cuidados com idosos. O programa (24/7) envolve sessões presencias ou virtuais tanto para os empregados quanto para familiares com isso promovendo a cultura da saúde com ênfase na educação.


3 - BLOOMBERG - NEW YORK


Bloomberg, líder global em informações financeiras oferece aos tomadores de decisão mais influentes uma vantagem critica via conexão de pessoas e ideias com um network de informações extremamente dinâmico. O ponto forte da companhia é a entrega de dados, notícias e analises por meio de uma rápida, acurada e efetiva tecnologia. Seu escritório central na Lexington Avenue em N. York (The Bloomberg Tower) reconhecido pelo comprometimento com saúde, bem-estar e segurança foi certificado pelo Center for Active Design (CAD) com a Fitwell Star, o mais alto grau em espaços estratégicos para apoio à saúde humana.


Comprometido com a melhoria da saúde, segurança e segurança tem alto impacto na saúde e produtividade através de excelentes arquitetura e política organizacional. Seu espaço de alimentação e convívio é um diferencial da empresa, oferecendo alimentos, frutas e bebidas saudáveis fortalecendo bons hábitos. Tem parceria com uma associação agrícola (CSA) que entrega frutas e legumes da estação. Espaços internos totalmente envidraçados oferecem luz natural e visão ao exterior estimulando o trabalho e a satisfação do empregado. Espaços deste tipo também existem para convívio e eventos sobre saúde atraindo a maior parte dos empregados.


No dia que fui visitar acontecia um evento sobre ciclismo estimulando seus empregados a usarem esse meio quando e quanto possível. Recebi um mapa da cidade com vias especificas para a pratica do ciclismo, além de um guia educacional sobre como ser um ciclista. O ambiente saudável serve como um diferencial que retém e atrai novos empregados. Outro ponto notável é a ativa cultura interna com um sistema de escadas que encorajam os empregados a serem fisicamente ativos enquanto caminham internamente (29 andares – 300 mil m2). Controlam também de forma eficiente a circulação de ar fresco, temperatura e umidade como potenciais contaminantes. Esse ambiente estimula inovações, criatividade e engajamento. Vale a pena conhecer.

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon