BENCHMARKING SERVIÇOS E PESQUISAS




GRUPO SAÚDE CORPORATIVA


ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - AOK HEALTH INSURANCE – HAMBURG

O seguro saúde na Alemanha é caracterizado pelo princípio estabelecido na Carta Comunitária Europeia sobre os direitos sociais fundamentais dos trabalhadores – todos os cidadãos dos países signatários têm acesso à assistência médica em toda sua extensão pelo sistema público Na Alemanha existem 2 sistemas - o privado PHI) e o público (SHI) com livre escolha da companhia de seguros pelo usuário. O sistema público tem um papel dominante. (90% da população).


A seguradora AOK há mais de 125 anos permanece como uma das maiores seguradoras de saúde da Alemanha por seus serviços confiáveis e abrangentes. Quase 1/3 da população está sob os cuidados da AOK, sendo mais que uma reembolsadora de sinistros, pois garante uma assistência de alta qualidade e produtos abrangentes no campo da prevenção.com taxas acessíveis à população. Essa foi a razão da visita – conhecer os programas de atenção a saúde, principalmente o The Bonus Project gerenciado pelo Institute for Health Consulting, um departamento de consultoria com escritórios regionais, operando desde 2000.


Reconhecendo o vínculo entre ambiente de trabalho, saúde e produtividade, o escritório regional da World Health Organization (WHO) para a Europa lançou um projeto piloto para promover a saúde do trabalhador. Sabiam que deveriam considerar mais do que os comportamentos individuais como hábitos alimentares, sedentarismo, fumo, ingestão de álcool etc. Deveriam influenciar causas mais profundas de doenças. Como parceira escolheu a AOK, para incentivar empresas privadas a investir em saúde. A AOK concederia “bonus” ou descontos no valor do prêmio mensal do seguro para as companhias que assumissem o comprometimento com a promoção da saúde. Juntas (WHO e AOK) começaram por recrutar 37 empresas líderes com forte história de desenvolvimento organizacional, cultura adequada, know-how e qualidade de gestão. Só escolheram empresas que com alguma certeza poderiam fazer investimentos adicionais na saúde se necessário. Companhias tinham que demonstrar compromisso de posicionar a saúde como parte importante de seus objetivos estratégicos, capacidade em promover a saúde internamente e desejo de aprender. Neste cenário o projeto montou uma sólida infraestrutura de apoio a cada uma dessas companhias. Com um orçamento de quase 30 milhões de dólares o projeto forneceu:

  • Gestão do projeto AOK para apoiar e orientar cada empresa participante

  • Suporte constante durante o processo

  • Assistência para a criação de plano de ação e abordagem de eventuais fraquezas existentes e identificar melhorias.

A bonificação foi baseada nas atividades documentadas e nos resultados. As mudanças encontradas foram várias, desde a melhora significativa no bem-estar, no ambiente de trabalho, na taxa de absenteísmo e de acidentes, ao aumento de consciência dos empregados sobre a própria saúde e responsabilidade social.


2 - EXOS HUMAN PERFORMANCE – PHOENIX

Exos é uma companhia que tem como objetivo desenvolver o potencial de performance dos indivíduos, com foco nas qualidades essenciais necessárias para que as pessoas atinjam um nível diferenciado de desempenho.

Com mais de 20 anos de experiência, foi pioneira no campo da integração da performance humana. É o provedor de escolha para centenas de clientes indo do segmento corporativo, militar, de assistência médica à organizações públicas e atletas de elite mundial.

Fornece programas e soluções customizadas para ótimo desempenho em organizações, times e indivíduos, não importa como eles definem desempenho.


Clientes com Pfizer, Mayo Clinic, Adidas entre outros tem sua força de trabalho impactada pelas ações da EXOS. Ela ajuda os empregados de clientes a viverem mais saudavelmente, a diminuir riscos de doenças crônicas, a reduzir acidentes de trabalho, e a reduzir o stress por meio de programas customizados de autorreflexão, otimização do sono, educação nutricional, construção de resiliência, treinamentos progressivos e vida ativa. Clientes militares como o grupo de elite da marina Seals, e tripulações de submarinos nucleares desenvolvem treinamentos específicos como a ajuda da EXOS.


Oferecem também soluções virtuais em educação continua desenhada para profissionais em qualquer ponto de carreira e em diferentes lugares do mundo. Um modelo atualizado, mas similar à proposta inicial do CPH (Centro de performance Humana) em São Paulo nos anos 90.


3 - THE COOPER INSTITUTE - DALLAS

A Clínica Cooper, que também envolve o instituto de Pesquisas Aeróbicas, foi fundada com a crença que a aptidão física é o alicerce da saúde e bem-estar se iniciou com programas de práticas médicas preventivas e pesquisas na área de aptidão física. Por mais de 50 anos tem a missão de estimular a vida saudável e fazer com que bons hábitos levem a uma vida mais longa e produtiva. Os clientes são iniciados no conceito de bem-estar e aprendem a adotar hábitos saudáveis via participação em programas na sua sede em Dallas ou através de serviços de consultoria.


Oferece treinamentos para gestores em promoção de saúde (médicos e profissionais de saúde) com duração de semanas ou meses. Participei de um ciclo de treinamento onde diferentes disciplinas fizeram parte da grade de programação e aulas práticas e teóricas contribuíram para a motivação dos alunos envolvidos. Possui um hotel (60 apartamentos) e um centro de conferências dentro do seu campus de mais de 30 mil metros quadrados, onde existem instalações para diferentes atividades esportivas.


Fornece avaliações em saúde e planos de ação individualizados para clientes vindos de diferentes locais nos EUA e de outros continentes. Seu foco atual continua em pesquisas, educação e certificação de profissionais e uma das áreas principais é seu estudo sobre aptidão cardiorrespiratória e a conexão entre aptidão física e doenças crônicas. .


4 - KAISER PERMANENTE - OAKLAND

Kaiser Permanente é um consórcio americano de gestão integrada de assistência médica fundado em 1945 e que possui 3 entidades distintas e interdependentes

  1. Kaiser Foundation Health Plan, Inc.

  2. Kaiser Foundation Hospital;

  3. Permanente Medical Group

Atua em 08 estados americanos (Havaí, Washington Oregon, Califórnia, Colorado, Maryland, Virginia, Geórgia e Washington DC), sendo a maior empresa de gestão de assistência médica americana com mais de 12 milhões de associados. Opera 39 hospitais com mais de 300.000 empregados e 80.000 médicos. A qualidade de seus serviços é altamente reconhecida em cuidados preventivos. A remuneração dos médicos é feita por meio de salário mensal e não por serviços prestados, e dão grande ênfase na diminuição do tempo de hospitalização através de cuidadoso planejamento.


A Kaiser Foundation Health Plans trabalha com empresas, empregados e individuos oferecendo planos pré-pagos e seguros. Os planos de saúde fornecem infraestrutura para a Kaiser Foundation Hospitals.

A Permanente Medical Groups são organizações de médicos que fornecem assistência médica por meio da Kaiser Foundation Health Plan members em cada região especifica.


5 - WELLNESS CHECKPOINT - WINNIPEG

Empresa do grupo InfoTech Inc., a Wellness Checkpoint® Global Health Risk Assessment é reconhecida como líder na gestão de riscos de saúde e produtividade. Desenvolveu uma avaliação online interativa, traduzida em 26 línguas para diferentes clientes entre as 500 maiores empresas da revista Forbes.


A avaliação pode ser feita via celular e configurada para cada cliente. Ela gera dados e medidas que quantificam exposição a riscos, avalia oportunidades de investimentos ou intervenções em programas e acompanha o impacto na linha do tempo, apoiando as decisões do cliente na gestão de risco e produtividade.

Os tópicos cobertos pela avaliação são:


  • Estilo de vida

  • Biométricos

  • Estado de saúde

  • História familiar

Diferenciais:

  • Configurável e adaptável à necessidade de cada cliente

  • Soluções escaláveis

  • Experiências no trabalho – resiliência, ansiedade, depressão

  • Visão abrangente de indivíduos e grupos

  • Integração com programas existentes no cliente

Suas ferramentas avaliam também a cultura, local de trabalho, saúde financeira, prontidão para mudanças e limitações ao trabalho engajando toda a população do cliente.

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