COMO HOSPITAIS DE REFERÊNCIA ESTÃO INOVANDO NA ATENÇÃO À SAÚDE

Benchmarking em saúde


GRUPO SAÚDE CORPORATIVA



INTRODUÇÃO


A oferta de programas e serviços de promoção de saúde por instituições de assistência médica tem crescido exponencialmente na última década. Esse desenvolvimento acontece para atingir uma variedade de objetivos, indo desde o atendimento às necessidades da comunidade ao aumento do prestígio para manter a lucratividade e expandir o encaminhamento de clientes. O comprometimento com a manutenção da lucratividade está ligado a maior faturamento e contenção de custos. Esses dois se beneficiam por métodos de educação e prevenção de doenças. A promoção da saúde é complicada em nosso sistema assistencial o qual é melhor definido como sistema de atenção à doença, baseado num modelo mecânico predominantemente dirigido a tratamento e minimamente à prevenção. Nos últimos anos, os hospitais têm se tornado mais ativos na promoção da saúde respondendo positivamente ao papel de liderar ações para melhorar a saúde na comunidade em que atuam. Isso tem resultado no desenvolvimento de diversos programas de saúde pelos hospitais em resposta às novas demandas que estão mudando o ambiente de saúde, o qual requer meios inovadores para um maior market share, novas fontes de receita, expansão de serviços ambulatoriais e uso mais eficiente do atual staff de saúde. Hospitais tem muito a ganhar na indústria da assistência médica, e com uma bem planejada ação em saúde terá maior chance de sobreviver no imprevisível e imperdoável ambiente hospitalar dessa próxima década.

Esse cenário nos levou a conhecer o que está sendo desenvolvido em hospitais de referência no setor. Segue resumo das visitas realizadas:


BAYLOR ALL SAINTS (Fort Worth)

O que chamou a atenção foi o sistema de duas alas – uma de doença e outra de saúde operando lado a lado. A ala de doenças semelhante ao que se encontra em bons hospitais em grandes centros, com corpo clínico ultra especializado, diferentes especialidades e alta tecnologia. A ala de saúde é bem diferente com academia, escola de saúde, serviços de educação em estilo de vida para a comunidade “saudável” dentro de sua área de influência.

Os dois blocos partilham profissionais. Por exemplo, o cardiologista na área de doenças trata de insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão arterial enquanto que na ala de saúde atua em saúde cardíaca (condicionamento cardio pulmonar, resistência aeróbica, etc). O endocrinologista atua em doenças hormonais na ala de doenças e em programas de peso saudável na área da saúde. O ortopedista em doenças ósseas na ala de doenças e em educação para uma coluna saudável na de saúde. Os ambulatórios têm a contrapartida em academia, aulas de saúde, etc. A lavanderia lava lençóis e também toalhas da academia e assim por diante. A comunidade frequenta a ala de saúde como se frequentasse uma academia. Um modelo que funciona e deveria ser exemplo nesse segmento.


CLEVELAND CLINIC (Cleveland)

Centro médico de referência no mundo, principalmente pela sua expertise em cardiologia também enfatiza a prevenção dedicando-se a educar médicos, pacientes e comunidade na gestão pessoal de saúde.


Sua área de prevenção e promoção de saúde teve como líderes Michael O´Donnell (ex-editor do American Journal of Health Promotion) e o autor best-selling Michael Roizen, responsáveis pela implementação de programas diferenciados sobre estilo de vida saudável através do “Cleveland Health and Wellness Center”.

Clientes de diferentes partes do mundo fazem check-ups em Cleveland cujo diferencial é a resolutividade, pois sendo constatada uma obstrução coronariana durante o processo, não é exagerado dizer que “em dois dias o paciente está em casa já submetido ao processo de desobstrução”.


Interessante a comunicação sobre saúde em corredores, elevadores, etc – quanto se gasta de caloria da entrada principal até a ala de cardiologia, quantos passos até o restaurante, etc. Um fato curioso é que no setor de restaurantes, existe um McDonald´s e em um dos dias vi um paciente na fila com o avental e com o “equipo de soro” ligado ao braço, esperando pelo seu BigMac!!!


MAYO CLINIC (Rochester)

Classificado em primeiro na lista dos melhores hospitais americanos é um centro médico, escola de medicina e centro de pesquisa de renome mundial. Diferentes áreas se combinam para oferecer o que existe de melhor.

Um centro de medicina individualizada com abordagem em estudo genético, um centro de atendimento em longevidade, pesquisas da importância do movimento num “Motion AnalysisLaboratory”, departamento de medicina esportiva, programa para executivos e o “Healthy Living Center”, onde diferentes experiências e programas educacionais focados na gestão pessoal de saude são oferecidos. Treinamento para profissionais de saude com certificação, programa aprovado pelo National Board for Health and Wellness Coaching.


MOUNT SINAI (New York)

Uma forte atenção ao bem-estar de seus funcionários com ênfase em saúde mental, emocional e espiritual no trabalho. Oferece programas disponíveis na forma virtual de wellness para a comunidade (stress, yoga, autocuidado, aptidão física e nutrição)

Grupos de vida ativa que usam diariamente o Central Park supervisionados pelo staff do hospital.


PROVIDENCE HEALTH & SERVICES

O maior provedor de assistência médica do estado de Washington com hospitais, clinicas centros de para idosos e serviços de home care.

Integra o programa de saúde social dos Estados Unidos (Medicaid) para famílias e indivíduos de baixa renda e recursos limitados. Oferece meios inovadores para manter saudável a população assistida, facilitando acesso independente da capacidade de pagamento

Espalhados por 07 estados, mais de 120 mil empregados em 51 hospitais e 1100 clinicas oferecem um abrangente cardápio de atendimento seguindo uma tradição de atendimento de mais de 100 anos. Investe em educação através de cuidadores altamente treinados, pois acredita que seja o componente essencial para uma saúde melhor

Sua divisão de serviços corporativos (Workplace Health Services) é focada numa força de trabalho saudável, resiliente e produtiva e com isso contribuir para a redução de custos

Tem programas de prevenção e bem-estar com avaliações de riscos e estilo de vida, cursos, feiras de saúde e serviços adicionais sob demanda. Saúde mental e excelência em enfermagem refletem o diferencial do grupo..

Destaques
Arquivo