CONTATO COM A NATUREZA PODE COMBATER OS EFEITOS PSICOLÓGICOS DO CORONAVIRUS

(ALÉM DE INÚMEROS OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA)


Como nunca, a maioria de nós está presa em casa, trabalhando ou não, isolados ou socialmente distante de familiares, amigos e colegas de trabalho. Esse longo periodo de isolamento tem impactado na saúde das pessoas, principalmente na parte emocional. Pesquisas indicam que existem beneficios psicológicos quando nos conectamos com a natureza, a qual tem um enorme potencial para nos deixar mais relaxados, menos ansiosos e se sentindo melhor.

O mundo da natureza é a base de nossa saúde, bem-estar e prosperidade e as evidências mostram que esse ambiente beneficia tanto a saúde fisica quanto a mental. Espaços verdes aliviam a angústia e favorecem a recuperação de doenças e também nos torna mais resilientes. Para pessoas com dificuldades emocionais e sociais, o fato de estar em contato com a natureza parece despertar habilidades em se relacionar e se engajar com outros, nutrindo novas e positivas formas de contato social que por sua vez melhoram as experiências de vida, contribuindo para manter a sensação de bem-estar, felicidade e respeito com a saúde.

O isolamento mental induzido pelo impacto do coronavirus é refletida no aumento da demanda por consultas nos serviços de psiquiatria e psicologia. Mesmo assim existe uma demanda reprimida, pois as pessoas preferem não procurar apoio profissional e ficar em casa, evitando contaminação pelo vírus. Esse aspecto significa que um problema adiado pode piorar.... Sem dúvida, a deterioração das condições emocionais durante o lockdown existe e deve gerar uma demanda ainda maior por serviços de suporte à saúde nos proximos momentos. Isolamento, abuso de substancias, violência doméstica e incertezas econômicas são parte desse cenário.


Essa perspectiva não é suficiente para encorajar as pessoas a saírem para espaços abertos. Para muitos, o acesso à natureza é dificil. Para outros é um conceito fora de propósito nesse momento. Profissionais de saúde devem incorporar em seus conselhos essa ação mais abrangente como parte de sua “prescrição social”. Não é somente uma questão psicológica. Se o contato com a natureza é tão fundamental para o nosso bem-estar, deve ser entendido como uma necessidade e não um supérfluo. Deve fazer parte de uma “chacoalhada” radical na política de saúde. A prática de atividades ao ar livre confere benefícios adicionais quando comparada a atividades em academias ou em ambientes urbanos, desde a melhoria da imunidade, diminuição da pressão arterial e potencialmente um sono de mais qualidade, melhorando o humor e a sensação de esforço percebida.

Os exercicios parecem mais fáceis, mesmo para pessoas com elevado trabalho mental. Não existe necessidade de passar horas junto a espaços verdes para obter beneficios. Sentar num banco e observar a natureza pode renovar sua energia e elevar a conexão espiritual, assim como encorajar a interação social. Priorizar essa opção no dia a dia é realmente importante. Traga a natureza até você se não puder sair de casa. Plantas em sua casa ou no local de trabalho contribuem para a produtividade e a imunidade.


BENEFICIOS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE - Os beneficios físicos e mentais são muitos. Impulsionam exponencialmente a saúde mental, o que faz a atividade mais rica, apreciada e efetiva. Com isso claro, os benefícios abaixo devem ser conhecidos por todos:

  • Melhora da Saúde Mental - uma das razões é a consciencia mental relacionada a mudança de terreno e clima. Você ficar mais alerta a trilhas, árvores, vegetação, vento, etc, diferente de uma academia onde tudo é reto e bem posicionado. Isso contribui para exercitar também a mente.

  • Melhor Meio de Obter Vitamina D – ossos e células necessitam de cálcio, fósforo e vitamina D para estarem saudáveis. A luz do sol auxilia a absorção destes minerais de forma uniforme e perfeita. De 10 a 15 minutos uma vez por semana fornece toda a vitamina D que o corpo precisa.

  • Reforça a Autoestima – Este efeito é particularmente forte quando você está próximo da água ou com sons da natureza ao redor, como cachoeiras por exemplo.

  • Estimula a Memória – Tem uma significativa relevância para a retenção da memória entre humanos. Alguns estudos mostram melhora de até 20% nessa capacidade.

  • Redução dos Efeitos do Stress O cortisol, hormônio que indica o nivel de stress em humanos se reduz significativamente quando o indivíduo está em contato com natureza, com claros resultados na diminuição da ansiedade. Também está cientificamente provado que quem passa mais tempo em áreas silvestres tem a frequência cardiaca mais regular e eficiente do que quem passa o tempo em frente ao computador ou no trânsito.

  • Reduz a Ansiedade – como acima referido, ambientes abertos e contato com o verde, acalmam e relaxam uma mente ansiosa...Você percebe esse fato mesmo em através de uma planta ou de um quadro com paisagem da natureza. Alguns escritórios têm quadros com paisagens naturais nas paredes, um meio de acalmar empregados nervosos estressados ou ansiosos. Se isso funciona, imagine estar na presença dessa real paisagem que vê na parede.

  • Melhora a Qualidade do Sono – seu ciclo de sono é dependente de seu relógio interno. Se ele não funciona direito você terá dificuldade em regular sua noite de sono. Esse relógio funciona bem quando as células de seus olhos recebem suficiente quantidade de luz solar durante o dia, principalmente antes do meio dia. Essa é a razão necessária para se expor ao sol o quanto tempo for possivel durante a manhã e, mais importante ainda quando envelhece.

  • Reforça a Imunidade – a luz solar pela manhã melhora seu nivel de vitamina D e quanto mais vitamina D seu corpo obtém, maior forte se torna sua imunidade. Estar no meio de plantas contribui para alavancar os beneficios da Phytoncida, composto orgânico volátil produzido pelas plantas, descoberto em 1928 pelo bioquímico russo Boris Tokin. Esse nome significa “exterminado pela planta” e a substância ajuda a planta a prevenir a deterioração e a defender-se de bactérias, fungos e insetos. Ela ocorre no alho, cedro, cebola, cedro, pinheiro e várias especiarias. Nos humanos contribui para elevar a imunidade.

  • Ajuda a Queimar a Gordura Indesejada – você queima mais calorias em atividade externas do que em ambientes fechados o que também ajuda adormir melhor. Sabe-se que dormir bem ajuda a perder peso mais rapidamente pois promove a regulação dos níveis hormonais relacionados ao apetite – grelina e leptina, além de ajudar a diminuir os níveis de cortisol no sangue, hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.

CONCLUSÃO - Atividades externas em contato com a natureza dão uma grande contribuição à saude, crescimento pessoal, consciência social e desenvolvimento de habilidades para a vida e trabalho. Senso de responsabilidade e propósito de vida são melhor cultivados. Faça acontecer...GO AHEAD



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