INSIGHTS DO BENCHMARKING REALIZADO PELO CPH EM EMPRESAS MULTINACIONAIS


GRUPO SAÚDE CORPORATIVA



ORGANIZAÇÕES VISITADAS



1 - THE BOEING COMPANY - EVERETT

The Boeing Company é a maior companhia aeroespacial do mundo e fabricante de jatos comerciais, executivos, aeronaves militares e sistemas espaciais. Valoriza seus empregados presentes em mais de 65 países. Percebendo que seu empregado típico tinha características urbanas, eram estressados, se alimentando mal, muito contidos, sedentários e pouco disciplinados em relação à saúde e estilo de vida, desenvolveu um programa único para a mudar esse cenário.


O custo médico foi também um fator relevante nesse caminho. O que a Boeing gastava com a assistência médica era suficiente para comprar 8 jatos 777 ou 30 caças F/A Super Hornet. Um ponto que chamou a atenção foi o custo de saúde embutido nas aeronaves (entre 3 a 5 milhões de dólares!). Essa abordagem é interessante e pode ser similar em diversos produtos de diferentes segmentos.


Me lembro que em uma visita a Embraer, quando comentei sobre esse item, o diretor financeiro na época que estava ao lado do VP de RH, se interessou na hora! Desenvolveram um processo para construir uma cultura de gestão integrada de saúde e produtividade, promovendo a saúde e o bem-estar de seus empregados e familiares. Essa cultura passa a mensagem da responsabilidade pela própria saúde e daí uma atenção forte na educação através da gestão pessoal de saúde:


“Você pode ser mais saudável, mais feliz e mais produtivo tanto profissionalmente quanto pessoalmente se melhorar sua saúde agora. Não deixe para amanhã. Seu estado de saúde atual está diretamente relacionado aos seus habitos nos últimos 05 anos e daqui 05 anos dependerá do que fizer entre o presente e esse futuro”


Iniciaram com uma avalição do nível de saúde e estilo de vida onde alguns pontos chamaram a atenção. Em cada 100 empregados:

  • 90 com 2 ou mais fatores de risco

  • 80 ingerem muita gordura e consomem poucas frutas e vegeais

  • 62 com excesso de peso

  • 50 com 5 ou mais fatores de risco

  • 43 admitem ter stress elevado

  • 08 com depressão clínica

Seu programa de saúde e bem-estar chamado Well Being Co-Pilot é uma plataforma digital dinâmica disponível em celulares e via web que conecta de forma conveniente empregados e esposas à uma gama de programas de saúde e bem-estar. São fáceis de usar e atendem aos interesses e necessidades conhecidos através da avalição inicial e os usuários são recompensados de acordo com a participação nas atividades.


O líder desse projeto foi David Parker, médico aeroespacial e fisiologista chefe do departamento médico da Boeing, extremamente motivado ao estilo de vida saudável. Um ponto chamou a atenção - significativo investimento na área de saúde onde disponibilizaram aos usuários um dispositivo de pulso para monitorar frequência cardíaca e permitindo acompanhar a atividade diária.


2 - CBRE - LOS ANGELES

CBRE Group, Inc. é uma “real estate” com aproximadamente 45.000 empregados e 300 escritórios em todo o mundo. Ranqueada entre as Fortune 500, sendo a primeira empresa do setor. www.cbre.com. A sede da CBRE em Los Angeles é o primeiro ambiente no mundo certificado pelo World Well Certified™ , em alinhamento com os princípios do WELL Building Standard®: qualidade do ar, água, alimentação, luminosidade, fitness, conforto para os empregados e bem-estar psicológico são exemplos dos quesitos implementados. Essa postura está fortemente alinhada com saúde, bem estar e produtividade, conceito atual e crescente no ambiente corporativo.


Pontos interessantes do programa: Um protocolo de refeições que proíbe que alimentos com alto conteúdo de açúcar, sal, gorduras trans e poliinsaturadas, com alto nível calórico sejam servidas aos empregados; Elementos da natureza presentes, como espaços verdes, e locais que evoquem a importância da natureza nos escritórios. Espaços dedicados à vida ativa, esteiras em mesas de trabalho, estações de alongamento e material de trabalho ajustável a cada empregado.

Escritório certificado pela Delos® no Well Building.

Esse padrão é o primeiro protocolo deste tipo com foco no bem estar do ser humano dentro do ambiente de trabalho. Identifica condições especificas que integradas na arquitetura aumenta a saúde e o bem-estar dos ocupantes. Implementou estratégia de espaço 360°, free adress, no paper. Readequação do espaço físico, com base em análises de ocupação por área e necessidades de cada escritório. Conseguiu otimizar os espaços com diminuição em cerca de 40% do espaço necessário para cada empregado. Uma sala com um telão DE 140 graus que através do google Earth demonstra qualquer lugar da terra utilizado pelos profissionais que atuam comercialmente como “real estate".


3 - CITRIX – FORT LAUDERDALE

Citrix Systems, Inc. é uma companhia multinacional de software que fornece provedores, aplicativos e network virtuais como serviço e tecnologia para computação em nuvens. Seus produtos ajudam a otimizar a assistência médica com acesso seguro aos dados

O mundo tem visto enormes mudanças no modo como os negócios são feitos ainda mais nesse período de pandemia, o modelo de negócio do futuro será bem diferente assim como a tecnologia usada pelos profissionais. Ser constantemente colocado a frente de novas opções, informações podem sobrecarregar os indivíduos.


Citrix gerencia esse cenário colocando os recursos que seus empregados necessitam para serem produtivos e se sentirem bem. Seu espaço de trabalho é inovador e permite uma experiência digital positiva aos empregados fornecendo ferramentas e técnicas para gestão da saúde física e mental. Empregados sentem satisfação e proposito no trabalho e com isso são mais engajados e produtivos. Uma relação saudável com a tecnologia tanto no trabalho quanto na vida pessoal é um dos objetivos.


O aumento do trabalho remoto e a falta de clareza entre o limite da vida pessoal e profissional criou desafios para o bem-estar. Pesquisas mostram que empresas estão vendo aumento na produtividade, mas as custas de aumento do stress e do risco de burnout, pelo maior tempo de trabalho diário. Empregados trabalhando remotamente com bem-estar físico e mental são mais produtivos pois existe um claro vínculo entre bem-estar mental e capacidade de enfrentar as demandas profissionais.


O futuro sinaliza que a IA terá um papel importante dando aos empregados um forte apoio à sua saúde física, mental e produtividade, mais engajamento com foco mais forte em seu trabalho. A visão da Citrix é a de que o bem-estar é fator significativo em cada aspecto do dia a dia.


4 - COCA-COLA - ATLANTA

Saúde faz parte da responsabilidade social da companhia para com seu empregado e comunidade. Sua sede em Atlanta foi pioneira em programas de promoção de saúde, uma das primeiras empresas a disponibilizar aos empregados instalações de atividade física, alimentação saudável e sala para aliviar o stress. Uma política que requer manter produtividade no ambiente de trabalho, fazendo o possível para minimizar riscos e melhorar a saúde, pois acredita que um ambiente saudável e seguro é direito fundamental de seus empregados. O tópico da saúde no trabalho é central e educar na gestão pessoal de saúde contribui significativamente para uma população com alta capacidade funcional e com impacto nos custos médicos influenciando empregados e indiretamente familiares e comunidade. Encorajam os empregados a terem boa aptidão física, fornecendo informações sobre vida ativa, nutrição e saúde mental ao lado do escritório existe um museu com a história da companhia – The World of Coke – onde a visita profissional foi complementada.


5 - DOW CHEMICAL - MIDLAND

Dow, é uma corporação americana de produtos químicos, plásticos e agropecuários com sede em Midland, Michigan, Estados Unidos, atuando em numerosos setores, com igualmente numerosos produtos, e a predecessora da empresa incorporada DowDuPont. Em 2017, foi a segunda maior fabricante de produtos químicos do mundo em receita (depois da BASF) e, a partir de fevereiro de 2009, a terceira maior empresa química do mundo em capitalização de mercado (depois da BASF e da Dupont).


Foi na Dow a primeira visita corporativa feita pelo CPH acompanhada pelo diretor de saúde Dr. Joel de Mello Franco que nos deu toda a atenção durante o processo. Um entusiasta da boa saúde que muito contribuiu para a promoção de saúde no Brasil e tornou a Dow uma referência no setor químico.

Fez parte do grupo de fundadores da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Em seu lugar assumiu a Dra Maria Lúcia Bechara que deu continuidade no programa da Dow no Brasil com forte apoio da Dra. Catherine Baase, chefe da divisão mundial de saúde e meio ambiente, uma entusiasta da área,


Atualmente os programas de saúde incluem screenings, avaliações de estilo de vida, acesso a serviços de aconselhamento e educação.


6 - PEPSICO - PURCHASE

PepsiCo é uma das líderes mundiais em alimentos de conveniência e bebidas e sua sede em Purchase (entre Nova York e Boston) é de tirar o chapéu. A maior parte da área é um enorme jardim onde estão expostas obras de arte de artistas famosos. Chamada de Golden Path, os visitantes são estimulados a uma caminhada por essa área verde antes ou depois de suas reuniões presenciais. Também serve de estimulo para que seus empregados tenham uma vida ativa. Ela considera a saúde e o bem-estar de seus empregados uma prioridade. Sua estratégia de saúde é ímpar e diferente. Sempre fiz a pergunta “ como vocês avaliam resultados e apresentam ao board no fim do período fiscal? ” Na maioria das empresas é necessário mostrar bem gerenciados, mas na PepsiCo a resposta foi “não precisamos mostrar números; sabemos que os benefícios de empregados saudáveis e com qualidade de vida são importantes e estão relacionados a maior produtividade e capacidade de atender as demandas.


Tem uma abordagem holística em suas inciativas de saúde e um programa de incentivos. Essa estratégia está alinhada com a gerencia senior que acredita que assegurar boa saúde ao staff tem sentido para o negócio. Acreditam numa cultura que encoraja e permite os empregados a viverem uma vida saudável com atenção à saúde mental e física.


Seu programa visa impactar de forma sustentável a melhora da saúde de seus empregados e terem a capacidade de gestão pessoal da saúde. O impacto da boa saúde é sentido em diferentes áreas da companhia pela grande quantidade de empregados adeptos a uma vida ativa e sem excesso de peso.

O desafio é manter o engajamento e sua maior fonte de dados é o feedback recebido pelos empregados no dia a dia. Para os próximos anos, 3 pilares de abordagem são desenvolvidos:

  • Be well (iniciativas em atividade física, nutrição e avaliação do nível de saúde

  • Find balance – bem-estar emocional e mental

  • Get involved – engajamento e sustentabilidade





Destaques