NA ABSTINÊNCIA PRESENCIAL, COMO FICA A SAÚDE?


A crise da Covid-19 tem distanciado as pessoas do local de trabalho e as empresas, para compensar esse distanciamento e assegurar a vida no ambiente de trabalho no sentido virtual, encorajam os empregados a manterem uma rotina semelhante à rotina do ambiente de trabalho.


A mensagem é “trabalho em casa ganha em eficiência se contatos por video forem mantidos ao longo do dia”. A esse encorajamento poderiam ser somadas mensagens como “trabalho em casa ganha em eficiência se cuidados com a saúde e estilo de vida forem incorporados ao longo do dia”.


O momento atual permite uma abordagem incomum e oportuna nessa linha, pois saúde está sobre a mesa de reunião e, o antigo discurso “nossos empregados são nosso maior ativo e precisamos cuidar deles” tem uma oportunidade única para ser assertivo por meio da frase: “mesmo com treinamentos adequados e ferramentas apropriadas, o estado da saúde tem alto peso na manutenção da vida da empresa”.


Oportunidades para fazer ajustes nas rotinas existem para todos e, porque não as aproveitar? Aprimorar conceitos e ações em relação à vida pessoal e ao trabalho, alinhando tempo e rotina de forma a obter ganhos profissionais e pessoais é legitimo e factível.


Nosso relógio biológico (fisico e mental) pode ser sincronizado positivamente. Temos condições de aperfeiçoar nossos ciclos metabólicos e mentais envolvendo sono e vigília, atividade digestiva, produção hormonal, regulação térmica e outros processos que diariamente se repetem com precisão nos mesmos horários. Sintomas como tristeza, mau humor, má qualidade do sono, aumento do apetite, ansiedade, depressão, certas manias e dificuldade de concentração conhecidos como sintomas sazonais podem se exacerbar durante esse periodo de isolamento.


Nesse periodo de isolamento parece que o tempo é mais disponível e aproveitá-lo para moldar nossa energia num ritmo diferente do que vivemos até hoje, direcionado por compromissos e deadlines é uma escolha valiosa. A capacitação na gestão pessoal de saúde, apreendendo a lidar com o tempo e com a energia, evitando e combatendo o stress, ansiedade, pânico, assim como hipertensão arterial, dores costais, insônia, problemas cardiacos, câncer, etc deve e pode ser um treinamento oferecido a todos os empregados.

Uma oferta desse tipo ao ambiente corporativo, cai como luva nesse periodo de abstinência presencial. Aumenta a fidelização dos clientes, atrai novos clientes e motiva a força de trabalho, desde que bem desenhada e ofereça uma “recompensa para o aluno que passar de ano”.

Com saúde, a capacidade funcional ganha em qualidade, o desempenho se eleva e o impacto na produtividade é substancial. Bom para todos! GO AHEAD

Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon

São Paulo - Brasil contato@cph.com.br

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+