Promoção da Saúde Corporativa - Cap 15 - BOTSWANA

Essa série semanal é baseada no livro GLOBAL PERSPECTIVES IN WORKPLACE HEALTH PROMOTION (Karch & Kirsten – Jones & Bartlett NY), no qual participei como co-autor, oferece um relato global do status da promoção de saúde em organizações de 21 países contribuindo para uma força de trabalho mais saudável, aumento da produtividade e redução dos custos de assistência médica.

RICARDO DE MARCHI, MD


GRUPO SAÚDE CORPORATIVA

CAPÍTULO 15 - BOTSWANA


Autor:

· Emmanuel Owolabi PhD – Dep. of Health Education – Botswana Univ. Gaborone

· Grupos étnicos – 79% Tswana outros, incluindo brancos 07%

· Religião – cristãos 72% Badimo 06%, outros 20,6%

· Língua aoficial: inglês, embora a língua tswana seja amplamente falada no país.

· Governo – republica parlamentar

· População – 2.4 milhões

· Idade media – 25 anos

· Expectativa de vida – 69,4 anos

· Renda anual percapita - US$ 17.000


INTRODUÇÃO


A República do Botswana é um país sem costa marítima da África Austral. Anteriormente um protetorado britânico, tornou-se independente em 30 de setembro de 1966. Desde sua independência o país teve governos democráticos e eleições ininterruptas sem sofrer qualquer golpe de estado, sendo considerado exemplo de estabilidade política no continente. Sua capital é Gaborone, que é também a maior cidade do país.


Um dos países mais escassamente povoados no mundo e uma das economias de mais rápido crescimento no continente, dando ao país um padrão de vida modesto. As taxas de alfabetização são altas e o índice de comparecimento à escola primária até 13 anos é de quase 90%. Apesar de sua estabilidade política e relativa prosperidade socioeconômica, o país está entre os mais atingidos pela epidemia do HIV/AIDS, sendo estimado que cerca de um quarto da população local seja soropositiva. O sistema de assistência médica voltado para esse problema tem sido descrito por organizações internacionais como uma história de sucesso e reconhecido globalmente. Nas últimas décadas HIV é a principal questão de saúde e isso refletiu na promoção de saúde no trabalho.


Questões Predominantes


Devido à AIDS, a expectativa de vida tem caído e causa grande impacto na população e no desenvolvimento do país. O tamanho da população diminuiu 18%. Grande parte da população é sedentária, sendo uma preocupação dos órgãos de saúde, principalmente com as crianças. Estudos mostram baixos índices de aptidão física dos jovens quando comparado com outros países africanos. Essa tendência ao sedentarismo impacta negativamente no desempenho do trabalho mais que outros fatores. Um outro estudo mostrou alto nível de sobrepeso e consequente alta incidência da síndrome metabólica na população.


Sistema de Assistência Médica


O sistema de saúde é fornecido pelo governo através de um modelo descentralizado, com a atenção primária sendo o principal pilar. Os sistemas primários e secundários são localizados nas pequenas cidades, vilas e comunidades rurais, enquanto que o terciário está localizado em duas das maiores cidades (Gaborone e Francistown). Existe uma vasta rede de postos de saúde e 84% da população está no máximo a 5 km de um deles. Serviços preventivos e curativos são disponibilizados para todos. Considerando que a maioria da população está empregada, o governo incentiva programas de saúde e bem-estar para organizações públicas e privadas. As unidades de saúde e bem-estar possuem profissionais qualificados e organizam frequentes workshops e eventos educando a população para comportamentos saudáveis. Os grupos e associações médicas também contribuem nesse campo, além de organizações religiosas. O governo investe boa parte do orçamento em legislação e políticas de promoção de saúde, e o conceito circula em todos os departamentos, assim como nas paraestatais e organizações privadas.

A maioria das empresas tende a ter unidades de promoção de saúde e bem-estar com profissionais treinados. Adicionalmente, as empresas contribuem com cerca de 50% dos custos de assistência médica dos empregados e familiares através de um esquema de seguro saúde. A assistência é praticamente gratuita para os cidadãos e o sistema de atenção primária é integrado aos hospitais e serviços de saúde e também fornecido pelo sistema ambulatorial. É através desse sistema que ações de prevenção, promoção e reabilitação são proporcionados tornando a educação em saúde parte integra da saúde pública.


Influência da Cultura e Mentalidade


Democracia, respeito por diferenças individuais e liberdade são características visíveis na população. Essas louváveis características muitas vezes são levadas ao extremo quando pais frequentemente tem que punir seus filhos principalmente na pré-adolescência. A resistência a essa disciplina por parte dos jovens pode ser causa da delinquência juvenil incluindo abuso de álcool e problemas sociais. Existe também pouco conhecimento entre a população, particularmente entre jovens sobre os fatores relacionados a ingestão segura do consumo de bebida.


Impulsionadores da Promoção de Saúde no Trabalho


Quase todas as empresas privadas e públicas têm unidades de saúde e bem-estar que possuem diferentes nomes – bem-estar, saúde ocupacional, qualidade de vida, entre outros e organizam seminários sobre saúde, prevenção, avaliação de riscos, aconselhamento, etc. O foco principal ainda é o HIV, mas outros temas também são incluídos como síndrome metabólica, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, problemas cardiovasculares, etc Atividade física tem sido incorporada nos intervalos de trabalho, mas a grande maioria se limitam a aconselhamento. O maior obstáculo a intervenções mais intensas em promoção de saúde é a falta de percepção dos benefícios.


Conclusão


A promoção da saúde pública tem sido largamente difundida por ações governamentais, porém uma grande parte desses esforços é dirigida para prevenir o impacto do HIV. A indiferença de muitas companhias se deve pela falta de comprometimento da alta direção. A maioria dos esforços é reativa e não proativa.

GO AHEAD


Destaques
Arquivo
Acompanhe
  • Grey LinkedIn Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey YouTube Icon