Promoção da Saúde Corporativa - Cap 17 - REPÚBLICA TCHECA
Essa série semanal é baseada no livro GLOBAL PERSPECTIVES IN WORKPLACE HEALTH PROMOTION (Karch & Kirsten – Jones & Bartlett NY), no qual participei como co-autor, oferece um relato global do status da promoção de saúde em organizações de 21 países contribuindo para uma força de trabalho mais saudável, aumento da produtividade e redução dos custos de assistência médica.
RICARDO DE MARCHI, MD
GRUPO SAÚDE CORPORATIVA

CAPÍTULO 17 - REPÚBLICA TCHECA
Autores:
· Radim Stachta – PhD Palacky University
· Vladimir Hobza- PhD Palacky University
· Grupos étnicos – Tchecos 90,4%, Moravios 3,7% - Eslovacos 1,9%
· Religião – catolicos 26,8% , protestantes 2,1% , não afiliados 59%
· Lingua – Checa 95%
· Governo – democracia parlamentar
· População - 10,8 milhões
· Idade media – 41 anos
· Expectativa de vida – 77anos
· Renda anual percapita – US$ 24.300,00
INTRODUÇÃO
Os países da Europa Central, antes parte do bloco soviético, são caracterizados pelas suas particularidades socioeconômicas as quais não podem ser omitidas e devem ser consideradas quando se desenvolvem medidas preventivas em saúde. Por exemplo, uma distinta característica é a equalização de salários - a proporção entre os ganhos dos mais ricos e dos mais pobres é de 4:1. A República Tcheca, antiga Boêmia, é um dos maises mais jovens da Europa, originada da fragmentação da Tchecoslováquia e uma das nações mais desenvolvidas economicamente do extinto bloco soviético.
Questões Predominantes
Expectativa de vida
Doenças cardiovasculares – responsável por quase 50% das mortes
Hipertensão arterial
Câncer
Diabetes
Sobrepeso e obesidade afetam aproximadamente 50% dos adultos
Álcool – consumo alto
Tabagismo – altamente prevalente principalmente em indivíduos até 34 anos de idade
Sedentarismo - contribuindo para o aumento de doenças crônicas apesar da caminhada ser uma atividade frequente, mas de baixa intensidade
Alimentação inadequada – alta ingestão de gordura animal, açúcar e sal e pouco consumo de fibras, frutas e vegetais
Sistema de Assistência Médica
O sistema de saúde na República Checa é classificado como sendo de boa qualidade e caracterizado por:
Ser mais curativa que preventiva
Gestão direta do Estado
Planejamento e financiamento centralizado
Sistemas unificados a nível regional e municipal
A opção de escolher um médico pessoalmente é administrativamente complicada
Acesso é oficialmente gratuito
Cuidados de alta qualidade, mas longas listas de espera
Há duas opções - sistema público e privado. Há muitas clínicas privadas, mas nestes casos é necessário pagar, não podendo utilizar os planos de saúde. Algumas clínicas cobram por consulta ou tratamento, enquanto outras cobram um valor anual onde todas as consultas e tratamentos necessários estão incluídos. A vantagem é que você será atendido sempre pelo mesmo médico, pode marcar consulta e poderá fazer todos os exames necessários no mesmo lugar.
Com toda a qualidade e segurança do sistema público de saúde na República Tcheca, buscar um tratamento privado só vale a pena caso seja realmente necessário, já que o sistema público com certeza irá muito além das suas expectativas, tanto no atendimento quanto no tratamento.
O ministério da saúde é o responsável pelo desenvolvimento de políticas, criação da legislação e coordenação da assistência médica.
Influência da Cultura e Mentalidade
A atual assistência médica não é afetada por nenhuma tradição cultural. A tradição mais forte é o movimento Sokol (significa Falcão em tcheco e foi fundado em 1862) que enfatiza o fortalecimento da saúde física e mental através da atividade física, mas atualmente sua influência é pequena.
A percepção de que a saúde não é responsabilidade pessoal, mas sim do governo ainda existe. O desenvolvimento de ações em promoção de saúde é conectado a iniciativas de companhias estrangeiras e mesmo assim encontra pouca repercussão entre os empregados. Alguns benefícios como fitness center, centros de relaxamento existem, mas são menos importantes que benefícios corporativos como computadores pessoais, celulares, carros, etc.
Impulsionadores da Promoção de Saúde no Trabalho
As atividades com foco a promoção de saúde operam em 03 níveis básicos:
Programas implementados pelas companhias
Por Iniciativa das seguradoras
Esforços pelo governo ou administrações locais
Boas Práticas
Iniciativas governamentais – competição entre companhias estimulada pelo governo que fornece incentivos se certos critérios forem seguidos (alimentação saudável, atividade física, atenção ao tabagismo e gerenciamento do stress). Seus resultados não recebem grande visibilidade do ponto de vista público.
Seguradoras de saúde – o programa “companhia saudável” inclui promoção da saúde, assistência aos empregados e cuidados com a saúde e a segurança. Tem como objetivo criar um sistema coordenado de gestão e educação para empregadores, empregados e profissionais de saúde.
Pontos principais do programa:
Criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro
Alimentação saudável
Alta taxa de atividade física fora do trabalho
Educação para estilo de vida saudável
Avaliações de saúde pelas companhias
As condições de cooperação entre a seguradora e as empresas são definidas caso a caso, pelo tamanho, número de empregados, etc.
Setor privado – cada companhia tem seu próprio tipo de programa e a maioria é baseado em:
Mudanças positivas no estilo de vida
Apoio à atividade fisica
Prevenção de doenças especificas
Programas de peso corporal, tabagismo e álcool
Aconselhamento médico
Prevenção oncológica e de doenças cardíacas
Outros programas preventivos – vacinação, suplementos, etc
Conclusão
Os programas de promoção de saúde ainda deixam a desejar por baixa conscientização individual e das empresas, falta de tradição em programas preventivos, falta de regulamentos e leis, insuficiência de incentivos (descontos, dedução de taxas, bônus, etc, mas a expectativa é de grande crescimento nos próximos anos.
GO AHEAD