SAÚDE MUSCULAR IMPORTA



GRUPO SAÚDE CORPORATIVA

Nosso corpo é formado por aproximadamente 800 músculos com diferentes funções, movimento, levantamento de pesos, bombeamento de sangue para diferentes órgãos e tecidos e respiração. Quando pensamos em músculos, é provável que vem à mente a musculatura que podemos controlar. São conhecidos como músculos esqueléticos ou de contração voluntária, pois são conectados aos ossos e trabalham juntos, ajudando a caminhar, correr, tocar um instrumento musical, cozinhar ou mesmo falar. Mantê-los saudáveis nos torna capaz de fazer as coisas que gostamos de fazer no dia a dia.


Exercícios regulares, alimentação balanceada e repouso suficiente contribuem para que a saúde muscular tenha papel importante em nossa vida, permitindo nos movimentarmos com liberdade e manter nosso corpo forte e energizado. Também ajudam a manter a saúde articular e o equilíbrio, prevenindo lesões e quedas. Além disso, as atividades que constroem a saúde muscular também ajudam a fortalecer a musculatura cardíaca.


Diferentes músculos tem diferentes funções:

  • Músculos esqueléticos são conectados aos ossos por tendões que são “puxados” quando os musculos se contraem e assim movimentam a parte esquelética. Os ossos se ligam a outros ossos por ligamentos que como os tendões ajudam a manter o sistema ósseo alinhado.

  • Músculos lisos ou involuntários (não temos controle sobre eles) compõem o sistema digestivo e transportam alimentos pelo sistema digestivo além de manter os olhos focados sem ter que pensar sobre isso.

  • Músculo cardíaco é um musculo involuntário especializado em bombear sangue através do corpo, com velocidades diferentes de acordo com a demanda necessária.

Nossa massa muscular é importante para a qualidade de vida, principalmente na fase adulta em que os músculos começam a ficar comprometidos. A partir dos 30 anos aproximadamente a musculatura se atrofia à base de 2 a 3 % por década e a partir dos 50 anos à 4% por década. Como todo processo associado ao envelhecimento, a perda de massa muscular está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente ao longo dos anos. A queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos.


No entanto, alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse problema, que tanto interfere na qualidade de vida. O músculo precisa de estímulo para manter seu vigor. Ficar parado, portanto, é um dos principais motivos que levam o corpo a se tornar cada vez menos vigoroso. Mantê-los ativos e tonificados é parte da boa saúde e a principal ação é praticar exercícios contra resistência (pesos).


A musculação é um exercício realizado contra resistência (cargas, amplitude e tempo de contração) indicada para todas as idades e com diferentes objetivos como resistência muscular, força e até mesmo hipertrofia. Ajuda no emagrecimento pelo gasto calórico e estimula o metabolismo. A musculação pode também prevenir a osteoporose por estimulo à produção de massa óssea, e prevenir a diabetes pois o aumento da massa muscular queima mais glicose.


Outros benefícios como a desaceleração da rigidez articular e a atrofia muscular, eliminação de gordura, melhoria da atividade cardíaca, da postura, da autoestima, do sono, dos quadros de depressão além de fortalecer a imunidade são consequências da boa saúde muscular


A musculatura representa mais de 30% da massa corporal total e está permanentemente ativa. Coração, olhos e boca são os mais ativos. Eles fazem mais do que movimentos. São responsáveis pela manutenção da temperatura interna do corpo. Na verdade, somente ¼ da energia muscular é para movimentos. Os outros ¾ são reciclados pelo corpo para os outros tecidos.


TREINAMENTO MUSCULAR - Implica expor o organismo a uma carga ou força de trabalho de intensidade, duração e frequência suficientes para produzir efeito mensurável.


Existem 3 fases de treinamento muscular que devem ser feitos em sequência se estiver fora de forma:

  1. Resistência muscular localizada - O treino de resistência muscular localizada coloca à prova a capacidade do músculo para suportar cargas pesadas por muito tempo. Nessas atividades, o objetivo aguentar repetições de um determinado exercício físico. Feitas com pesos mais leves e de forma rápida. Com a prática constante, os músculos irão se adaptar a essas cargas, desenvolvendo sempre a resistência muscular. Essa fase dará uma sustentação para o treinamento subsequente de força. O treino de resistência determina a repetição continua de um mesmo movimento, isso faz com que ocorra a diminuição da fadiga e a definição muscular aconteça devido ao fortalecimento do músculo trabalhado. Ao fazer tal treinamento o nosso corpo ficará preparado para treinos mais fortes e duradouros e isso acontecerá tanto para atividades aeróbicas como para atividades com pesos. Ele é o agente causador do stress metabólico no músculo, fazendo com que o corpo aumente consideravelmente a quantidade de mitocôndrias durante os exercícios, propiciando uma grande queima de gordura.

  2. Força muscular – realizado com pesos maiores que na RML, velocidade menor e repetições em menor quantidade. Ajuda os diferentes músculos do seu corpo a se tornarem mais forte. Quando uma pessoa tem os músculos mais fortes, eles terão força adicional e resistência para as atividades diárias. Se os músculos do corpo de uma pessoa são fortes há maior probabilidade de recuperação rápida de uma lesão. Além disso é um método correto para queimar calorias de forma eficiente e eficaz. Manter a musculatura forte significa melhor capacidade de movimento, equilíbrio (prevenção de quedas), melhor qualidade na expansão pulmonar, menos fadiga e mais energia

  3. Hipertrofia - realizado com grandes pesos, movimentos lentos e poucas repetições

PONTO IMPORTANTE sempre que estiver fazendo algum exercício muscular, a respiração deve ser profunda e a hidratação constante, com agua de alta alcalinidade.


A IMPORTÂNCIA DE MANTER BOA MASSA MUSCULAR


Todos nós temos que levar em consideração a preservação de nossa massa muscular. O tecido muscular fornece profundos benefícios e sua importância deve ser. A musculatura é onde a maior parte das calorias são queimadas. Ingerimos energia química (alimentos) que é transformada através de processos metabólicos em energia térmica (temperatura corporal) e mecânica (movimentos e funcionamento dos órgãos).


A habilidade do corpo para realizar esse processo é ditada pela taxa de metabolismo basal que em parte é genética, mas em sua maioria é atribuída a quantidade de massa muscular presente que quanto maior, mais alta é a termogênese (mecanismo do organismo para manter a temperatura corporal - desenvolvimento contínuo e regular.


Fomos construídos para nos movimentarmos e correr, pular, puxar, empurrar, agachar são movimentos humanos básicos que podem ser comprometidos pela vida sedentária ou pela idade. Níveis baixos de função muscular não devem ser vistos como naturais devido à idade, patologia ou lesões Movimentos são extremamente importantes para as funções do corpo, para a saúde e qualidade de vida. Não são somente como interagimos com o mundo; eles lubrificam o corpo e preservam a qualidade muscular. Não existem barreiras para se movimentar. GO AHEAD

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